Polêmica à vista

Conselho da UFPR aprova gestão do HC pela Ebserh

Por 31 votos a nove, o Conselho Universitário (Coun) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovou, na manhã desta quinta-feira (28), a gestão compartilhada do Hospital de Clínicas (HC) de Curitiba e da Maternidade Victor Ferreira do Amaral com a Empresa Brasileira de Recursos Hospitalares (Ebserh).

A reunião chegou a ser brevemente interrompida pelo reitor Zaki Akel Sobrinho por falta de quórum. Muitos conselheiros foram impedidos de entrar na reunião por manifestantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba (Sinditest).

Após o anúncio da entrada da Ebserh, algumas pessoas tentaram invadir o prédio da reitoria. A Polícia Federal precisou intervir usando spray de pimenta nos manifestantes. A Polícia Militar fez a segurança do perímetro, mas não houve confronto. Apesar dos transtornos, não há registro de feridos. Um rapaz, identificado apenas como Nicolas, acabou sendo preso.

Contestação

Apesar do resultado positivo para o sistema de cogestão dentro do HC, o Sinditest afirmou que irá contestar a votação. “Nós não estamos nem pensando na possibilidade da Ebserh ser implantada efetivamente. Por conta da forma como a reunião aconteceu, vamos contestar isso na justiça. A votação aconteceu por telefone, sem a presença dos conselheiros”, rebateu Giuliano Monn, diretor do sindicato.

No entanto, de acordo com a minuta do contrato para a adesão à Ebserh, o HC tem o prazo de 12 a 24 meses para a implantação completa da nova administração. Além disso, os funcionários que não são contratados por meio de concurso público devem ser substituídos em no máximo 24 meses após a homologação do sistema.

Na Justiça

Ontem, a Justiça Federal expediu uma liminar que determina a aplicação de multa de R$ 10 mil ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba (Sinditest) por conselheiro da UFPR que for impedido de ingressar no prédio da Reitoria para participar da reunião de hoje. Zaki Akel Sobrinho ressalta ainda que não será proibida nenhuma ação contrária ao contrato com a Ebserh.

Segundo Monn, a direção do Sindistest não participou da manifestação que aconteceu nesta quinta-feira em frente à Reitoria, mas acompanhou a mobilização. A assessoria da Justiça Federal do Paraná (JF-PR) confirmou que o sindicato não será multado.

Atendimento

A UFPR reiterou, por meio de nota enviada à imprensa durante a tarde desta quinta, que o HC continuará a ser público e gratuito. Com a demissão dos funcionários que não são concursados, mais de 2 mil vagas serão criadas, que ampliarão o número de leitos de 250 para 670, a retomada de serviços médicos que haviam sido suspensos (entre eles, os transplantes de coração e de rim) e o aumento do número de consultas de três mil para oito mil, de cirurgias de 540 para 1,5 mil e de internamentos de 1,3 mil para 2,5 mil.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook