Curitiba

Profissional de educação física será homenageado no domingo

No dia 1º de setembro o Brasil comemora o Dia do Profissional de Educação Física. Para celebrar a data, o Conselho Regional de Educação Física do Paraná (CREF9/PR) promove no dia 31 de agosto um domingo especial na Praça Nossa Senhora de Salete (Palácio Iguaçu), no Centro Cívico de Curitiba, para levar à população orientações sobre a importância da atividade física na promoção da saúde e cidadania.

Para o presidente do CREF9/PR, professor Antonio Eduardo Branco, uma ação desta envergadura mostra a importância de valorizar o profissional da área. “O principal objetivo do Conselho Regional de Educação Física do Paraná (CREF9/PR) é garantir o exercício da profissão dentro dos princípios legais que regem as ações profissionais, com seriedade e competência, atendendo o maior número possível de agentes de Educação Física no estado do Paraná”, destaca o presidente.

“O CREF9/PR realiza um trabalho comprometido e sério por meio de ações e parcerias que motivem o profissional na busca da melhor qualidade de emprego e reconhecimento. Para isso, o nosso norte é a fiscalização das instituições esportivas do Estado como academias, clubes, condomínios etc, a promoção de cursos e palestras aos registrados e a orientação a população em geral, exemplificado por esta grande ação que acontecerá no dia 31”, completa Antonio Eduardo Branco.

O CREF9/PR sede espaço para o Conselho Regional de Nutricionistas, que comemora o Dia do Nutricionista na mesma data.

Programação

A programação terá uma pauta recheada de atividades durante todo o dia. Os profissionais envolvidos na iniciativa vão prestar uma série de serviços gratuitos e as pessoas que visitarem o local receberão orientações sobre qual é a atividade física ideal para cada indivíduo e ainda poderão realizar uma avaliação física, teste de flexibilidade e resistência.

“É muito importante que as pessoas se conscientizem sobre a importância da orientação de um profissional nessas atividades. O evento vai mostrar isso para as pessoas e a Caminhada dos Profissionais de Educação Física é o ato que vai marcar essa necessidade durante o evento”, ressalta o presidente Branco.

Os profissionais de Educação Física também irão dinamizar sessões de ginástica laboral para ressaltar a importância da modalidade na promoção de saúde nas empresas.

Os adeptos da caminhada e da bicicleta terão pistas exclusivas para realizar estas atividades, que serão instaladas nas ruas parcialmente fechadas nas proximidades da Praça Nossa Senhora de Salete.

Na ocasião, haverá recreação e jogos lúdicos para crianças, atividades para a terceira idade, além de clínicas de minivôlei, de futebol de rua. Também estão programadas demonstrações de futebol feestyle e karatê shubu-dô.

Caminhada

Para celebrar a data, às 9h30 acontecerá a Caminhada do Profissional, quando todos os profissionais presentes farão uma caminhada e marcarão presença.

A Caminhada dos Profissionais de Educação Física, que está integrada à programação do evento, visa conscientizar a população sobre a importância deste profissional para a orientação da prática esportiva, profissionais ou amadoras, e ainda em outras atividades que exijam cuidado e atenção com a boa prática de inúmeros exercícios ou ainda em tratamentos para a melhora da saúde e qualidade de vida dos indivíduos.

“Nós desenvolvemos um trabalho de valorização do Profissional de Educação Física e conscientização sobre a importância da presença deste profissional em muitas atividades da área da saúde e bem estar. Esta caminhada é um ato simbólico para fortalecer ainda mais essa questão dentro do Conselho e da sociedade”, afirma o presidente Branco.

Educação Física E Saúde

Desde a regulamentação da profissão, através da Lei 9.696/1998, e com a atuação do Sistema CONFEF/CREFs, a valorização do profissional de Educação Física foi ampliada. O profissional ultrapassou os limites da área da educação e esporte, e passou a trabalhar também na área da saúde, visto que é reconhecido que a prática de uma atividade física se torna cada vez mais necessária para uma vida mais saudável.

O Ministério da Saúde (MS), atento aos fatores determinantes de saúde e principalmente aos altos índices de sedentarismo no Brasil, incluiu a atividade física no Sistema Único de Saúde (SUS), como fator primordial para melhorar a qualidade de vida da população. Iniciou assim uma série de ações para promoção da saúde e prevenção de doenças através do exercício físico, e incorporou os Profissionais de EF no quadro de profissionais da Saúde.

Desde então, o MS salientou a importância da prática de atividade física, principalmente com a divulgação da Política Nacional de Promoção da Saúde (2006).

Em 2008, foi aprovada a Portaria nº 154/2008 que cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), onde o profissional de Educação Física passa a trabalhar diretamente no SUS, dentro das Unidades de Atenção Básica à Saúde, mais especificamente nas Unidades com Estratégia de Saúde da Família, onde desenvolvem um trabalho multidisciplinar, em parceria com outras categorias profissionais.

Em 2011, o MS, pensando na qualidade da atividade física quando dinamizada pelo profissional de Educação Física e em mais uma estratégia para fortalecer as ações de melhoria de qualidade de vida da população, criou a Academia da Saúde (Portaria nº 719/2011), programa voltado para estimular a prática regular de exercício físico, visando mudança de hábitos e adoção de estilo de vida ativo. A Academia da Saúde se torna um espaço apropriado à promoção da saúde e à educação da população para o autocuidado.

O CREF9/PR vem se mostrando importante articulador para fortalecer a inserção do profissional de Educação Física neste campo, tendo uma atuação participativa nos Conselhos de Saúde (municipal e estadual) e também nas conferências municipais, estaduais e nacionais de Saúde, propondo ações e melhorias na atuação dos Profissionais de Educação Física.

O CREF9/PR também proporciona, aos acadêmicos e profissionais de Educação Física, a oportunidade de aprimorarem seus conhecimentos para trabalhar nesta área, ofertando gratuitamente cursos com o tema “Atividade Física e Saúde”, que inclui informações sobre a atuação dos Profissionais de Educação Física no NASF e Políticas Públicas voltadas para a área da Saúde.

Serviço

Dia do Profissional de Educação

Data: 31 de agosto, domingo

Horário: das 9h às 16 horas

Local: Praça Nossa Senhora de Salete

Centro Cívico – Curitiba – PR

Realização: CREF9/PR

Parceria: Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude – Prefeitura de Curitiba

Paraná Online no Facebook