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Carros elétricos de Curitiba economizam 83% de combustível

Os dez veículos puramente elétricos que integram a frota da Prefeitura desde junho, como parte do projeto Ecoelétrico, geraram uma economia de 83% no gasto com combustíveis, em relação ao que seria gasto se os mesmos automóveis fossem movidos a gasolina.

Em dois meses, a economia com combustível somou R$ 4,6 mil  e foram gastos R$ 791 em energia elétrica necessária para que os carros percorressem mais de 15,8 mil quilômetros. A coordenadora do projeto Ecoelétrico na Prefeitura, a vice-prefeita e secretária do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves, disse que se o projeto fosse ampliado para 10% da frota da Prefeitura, a economia, considerando o mesmo período de operação, poderia chegar a R$ 182,4 mil.

Os dados ambientais também são positivos. O uso desses carros poupou a emissão de duas toneladas de CO2 na atmosfera de Curitiba e economizou 1.582 litros de gasolina, o que equivale a dez barris de petróleo. “É um projeto que tem a cara de Curitiba, inovador, sustentável e que agrega valor ao Município”, afirma Mirian Gonçalves.

O projeto faz parte do plano de governo da atual gestão, dentro do programa Curitiba Mais Inteligente, que procura inovação para a melhoria do serviço público.

A frota municipal de veículos elétricos não gera custos à Prefeitura. Um contrato de comodato foi firmado por dois anos entre os parceiros do projeto Aliança Renault-Nissan, Itaipu Binacional e Ceiia e compreende ainda a assistência técnica da Renault 24 horas. O projeto é considerado a primeira ação da capital paranaense visando o cumprimento das recomendações do termo de compromisso para a redução das emissões de gases e de riscos climáticos, assinado pelo prefeito Gustavo Fruet, durante a conferência C – 40, em Johanesburgo, África do Sul.

Os dez veículos em operação (cinco Zoe, três Kangoo e dois Twizy)  são utilizados pela Guarda Municipal, Secretaria de Trânsito, pelo Instituto Curitiba de Turismo e pelo gabinete do prefeito.

Os carros utilizados pela Guarda Municipal foram os que obtiveram o maior desempenho e chegaram a percorrer em um só dia 140 quilômetros. “O veículo é prático, silencioso e tem auxiliado a guarda em suas atividades”, afirma o Inspetor Frederico Carvalho, diretor da Guarda Municipal. Ele comenta que os dois veículos Twizy, utilizados para monitorar os parques Barigui e Tanguá, por apresentarem design diferenciado chamam a atenção por onde passam. “São os campeões de ‘selfies’ dos frequentadores e turistas dos parques”, conta.

Na Guarda, os veículos servem na ronda e patrulhamento de parques e, ainda, como módulo móvel circulando pelas praças. Na Setran são utilizados no programa de escola pública do trânsito e como suporte às atividades de fiscalização de seus agentes e em seu departamento de mobilidade. Já no Instituto Curitiba de Turismo, os veículos são usados em postos móveis de informações turísticas.

Os 60 usuários dos veículos elétricos na Prefeitura receberam curso de capacitação para a operação dos veículos e dos eletropostos. As aulas foram ministradas pelos parceiros e coordenadores técnicos do projeto.

Frota pública

O Ecoelétrico é o maior projeto de veículos puramente elétricos do país destinados à frota pública. Constituído em parceria entre a Prefeitura de Curitiba, Itaipu Binacional, Aliança Renault-Nissan e CEIIA (Centro para Excelência e Inovação na Indústria Automóvel), de Portugal, o projeto atende às demandas do município em seu programa de mobilidade urbana sustentável.

Foram implantados em Curitiba oito postos de abastecimento (eletropostos) sensorizados para a captura de dados e conectados em tempo real ao sistema de mobilidade inteligente (mobi.me). Eles estão instalados em sete diferentes locais: Praça Rui Barbosa, Parque Tanguá, Parque Barigui, Secretaria de Administração, Prefeitura- Palácio 29 de Março, Setran- Prado Velho e Jardim Botânico.

Todo o sistema pode ser monitorado online, pelo site http://www.ecoeletrico.curitiba.pr.gov.br, pelo qual os interessados podem verificar as atualizações de ,indicadores sobre o CO2 poupado, energia consumida, número de viagens e distâncias percorridas. Já estão em desenvolvimento novos indicadores que devem agregar ainda mais informações sobre a operação do projeto.

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