Atenção!

Crianças receberão vacina contra Hepatite A em setembro

A partir de segunda-feira, 1º de setembro, a vacina contra hepatite A passa a fazer parte do calendário nacional de vacinação. Crianças de um ano de idade até dois anos incompletos (1 ano 11 meses e 29 dias)  serão imunizadas com uma dose da vacina que ajuda a prevenir a infecção do fígado causada pelo vírus da hepatite A.

“A prevenção é forma mais eficaz de controle, pois não existem medicamentos antivirais específicos contra a doença, que é benigna e muito comum nas populações que vivem em más condições de saneamento básico”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

A vacina é segura, só sendo contraindicada para pessoas que tenham sensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. Na pós-aplicação podem ocorrer reações no local da injeção, como vermelhidão, inchaço e sensibilidade.

Como ela foi incluída no calendário de vacinação infantil, é importante que os pais levem carteira de vacinação para que fique registrada a dose. Ela pode ser aplicada juntamente com outras vacinas do calendário nas mais de 2,5 mil unidades básicas de saúde do Paraná.

A hepatite A é transmitida pelo contato com fezes humanas ou por meio de água e alimentos contaminados.  A recuperação da pessoa infectada pode ser lenta e demorar semanas ou meses.  “O tratamento é apenas sintomático, incluindo a reposição de líquidos”, explica o coordenador do programa Estadual de Imunização, João Luis Crivellaro.

Sintomas

Os sintomas da doença são olhos e pele amarelados (icterícia), fezes esbranquiçadas, urina escura, enjoo, vomito, perda de apetite, mal-estar fraqueza, febre e dor abdominal.

Paraná Online no Facebook

Voltar ao topo