Vem mais frio por aí

Mudança rápida de temperatura é comum no inverno

Assim como aconteceu em julho, os curitibanos terão de enfrentar uma queda brusca de temperatura nos próximos dias. Depois uma semana de calor acima de 20ºC, Curitiba terá, até sexta-feira, manhãs frias, com temperaturas abaixo dos 10ºC e máxima de 17ºC.

Embora seja desconfortável, a mudança repentina de temperatura é comum no inverno, devido à ocorrência dos veranicos, períodos de dias mais quentes, mesmo em plena estação fria. “O veranico é caracterizado por dias de calor e tempo seco ao mesmo tempo e sem chuva. É quando o tempo está muito seco e quente”, explica Lizando Jacóbsen, meteorologista do Simepar.

Mas agosto não deve se despedir com frio. Sábado e domingo as temperaturas voltam a subir, ficando na casa dos 20ºC de tarde. Porém, até sexta-feira, o frio será intenso. “Já estava previsto este resfriamento e até sexta-feira teremos dias bem frios, pelo menos no amanhecer. Na quinta teremos 7ºC ao amanhecer e na sexta-feira chegaremos perto dos 10ºC”, conta Jacóbsen.

A partir de segunda-feira, nova mudança de clima, mas desta vez com a chegada das chuvas, que estão bem abaixo da média para o período. Em agosto, segundo o Simepar, costuma chover 79 milímetros em Curitiba, mas neste ano o acumulado está em 55 milímetros. “Entre segunda e terça-feira podemos ter chuvas. O frio pode diminuir um pouco, até por conta da própria chuva, mas ainda não dá para dizer o quanto reduzirá”, comenta.

Paraná Online no Google PlusParaná Online no Facebook