Educação

Curitiba cria sistema de avaliação de desempenho escolar

Curitiba está implantando um modelo próprio de avaliação do desempenho escolar dos estudantes da rede pública municipal, com o objetivo de obter dados mais precisos para subsidiar políticas voltadas para a melhoria da qualidade da educação. O Sistema Municipal de Avaliação do Rendimento Escolar de Curitiba (Simare) prevê a avaliação de alunos de 4º, 6º e 8º anos, não alcançados pelos atuais sistemas, e também a aplicação de questionários para profissionais da educação e estudantes. A primeira avaliação acontecerá em novembro.

Serão avaliados pelo novo sistema 21 mil estudantes de 4º, 6º e 8º anos. Eles farão provas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. Será uma avaliação inédita, uma vez que os demais sistemas de avaliação em larga escala aplicados nas escolas públicas avaliam apenas as turmas de 5º e 9º anos (Prova Brasil), 2º ano (Provinha Brasil) e 3º ano (Avaliação Nacional de Alfabetização – ANA).

A criação de um sistema próprio de avaliação está prevista no plano Curitiba Mais Educação, um dos pontos centrais da atual gestão municipal. Com a inclusão das etapas até agora excluídas das avaliações será possível completar o diagnóstico sobre o rendimento dos estudantes.

A secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo, explica que os dados obtidos pelo novo sistema servirão para a reformulação e criação de políticas que melhorem a qualidade da educação municipal. “O novo instrumento tem matrizes de referência elaboradas por profissionais da rede municipal, considerando nossas necessidades. Ele permitirá identificar as intervenções necessárias para avançarmos na qualidade do ensino que ofertamos, de forma equânime”, diz Roberlayne.

Além dos dados resultantes das avaliações, o sistema reunirá indicadores sociais e educacionais, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e dados do cadastro do Bolsa Família.

Provas

O novo sistema começou a ser elaborado em 2013, a partir do estudo e reformulação de uma matriz de referência própria. A matriz servirá para a elaboração das provas que serão aplicadas a cada dois anos, alternadas com as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).  O modelo segue a metodologia que vem orientando as avaliações em âmbito nacional e internacional.

A primeira etapa da avaliação ocorrerá em novembro, com a aplicação de testes de Ciências, História e Geografia. Provas de Língua Portuguesa e Matemática serão aplicadas em 2016.

Em ambas as etapas serão aplicados também os chamados questionários contextuais. Esses questionários serão respondidos por estudantes, professores, pedagogos, diretores, equipes pedagógicas e administrativas, além de representantes dos Conselhos de Escola. Eles vão possibilitar correlações entre a proficiência dos estudantes e os fatores intraescolares e extraescolares que interferem no desempenho escolar.

Em 2015, entre uma etapa e outra de testagem, os resultados dos primeiros testes serão sistematizados em documentos. Será criado um site do Simare para que as escolas possam conhecer e interpretar os resultados de proficiência.  O processo incluirá também a divulgação dos resultados em publicações e informativos, além de discussões nas escolas.

Resultados

Segundo a diretora do Departamento de Planejamento e Informação da Secretaria Municipal da Educação, Elizabeth Ramos, os índices resultantes das avaliações não ser,ão utilizados para comparação entre escolas. “O que teremos com essa nova metodologia é a possibilidade de cada escola visualizar a sua própria evolução, entre uma avaliação e outra”, diz Elizabeth.

Os resultados poderão levar, por exemplo, a mudanças na infraestrutura escolar, melhorias no acesso à tecnologia educacional e a outros materiais didático-pedagógicos.

Os professores que trabalharão na aplicação dos testes e na avaliação dos resultados receberão formação específica para essas tarefas. Cursos e oficinas presenciais e a distância serão ofertados pela Secretaria Municipal da Educação.

O cronograma de ações e a comissão de coordenação geral do novo sistema serão divulgados em breve para os profissionais da rede municipal de ensino.

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