Que aperto!

Falta de banheiros ainda é a maior queixa de cobradores

O vereador Rogério Campos encaminhou em requerimento à prefeitura de Curitiba para que as novas estações-tubo tenham banheiros para o uso de cobradores e motoristas. De acordo com o texto, a prioridade é para que as estações-tubo da Linha Verde recebam o implemento.

Para Anderson Teixeira, presidente do o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), somente dessa forma é possível colocar em pauta as atuais necessidades dos trabalhadores. “Existe uma parceria com o Rogério para atender as necessidades da categoria. Assim a gente pode conscientizar a população sobre o que está acontecendo com os motoristas e cobradores”, comentou.

A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), empresa responsável por gerenciar o transporte coletivo na cidade, informou já existe uma parceria com o Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), mas reiterou que não ainda não existe um prazo para que o projeto seja colocando em prática.

Segundo a Urbs, a construção de banheiros em estações-tubo havido sido firmada em junho deste ano durante reunião no Ministério Público do Trabalho (MPT) com o Sindimoc. Outro ponto levantado pela autarquia é que as estações-tubo da Linha Verde Sul já possuem sanitários e as obras da Linha Verde Norte têm banheiros em seu projeto.

Empréstimo

Para conseguir suprir suas necessidades fisiológicas, os cobradores precisam usar banheiros emprestados por estabelecimentos comerciais. “Vamos em lojas, shoppings, lanchonetes e Ruas da Cidadania, mas muita gente não gosta de emprestar banheiro”, desabafou a cobradora Maria Margarida Conceição.

Apesar de haver banheiro na Linha Verde, Maria reclama que são cinco tubos e um único sanitário. “É muito difícil essa situação, principalmente, para nós mulheres”, disse ela. 

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook