Sem cuidado

40% das árvores de Curitiba sofrem atos de vandalismo

Entre as 14 mil árvores que foram plantadas em vias públicas de Curitiba nos últimos 15 meses, 40% sofreram atos de vandalismo, de acordo com a Prefeitura da capital. A maioria é quebrada logo após o plantio, ainda na fase de adaptação. Os ataques ocorrem geralmente à noite, em que os vândalos quebram os galhos e troncos das árvores.

As árvores plantadas no início do mês de agosto na Avenida Presidente Wenceslau Braz, por exemplo, ficaram pouco tempo intactas. Mais de 100 mudas de dedaleiros (Lafoensia pacari) foram colocadas na rua e dois dias após o plantio, 11 foram arrancadas e jogadas dentro do Rio Pinheirinho. Um morador da região ligou para a Central 156 e denunciou o fato. Equipes do Departamento de Produção Vegetal foram até o local e, com a ajuda de um caminhão, conseguiram recuperar a maioria das mudas e fazer o replantio. “Quem depreda árvores está cometendo um crime contra o meio ambiente e contra o patrimônio público”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente Renato Lima.

Cerca de 50 mil mudas de árvores são criadas por ano no Horto Municipal da Barreirinha. O processo de produção chega a durar seis anos, como no caso dos dedaleiros. “Um trabalho de anos é desperdiçado em poucas horas, isso sem falar nos custos de produção”, diz Roberto Larini Salgueiro, responsável por hortos, viveiros e plantio viário.

Curitiba tem hoje cerca de 300 mil árvores em vias públicas, que além de servir ao paisagismo, contribuem para a redução da poluição do ar, interceptação da água de chuva, sombreamento e estabilização da temperatura, redução do ruído e na promoção do bem-estar da população.

Paraná Online no Facebook