Até quando?

Falta de atenção causa mais dois acidentes em canaletas

Dois acidentes envolvendo ônibus nas canaletas exclusivas deixaram um ciclista e uma motorista feridos nesta segunda-feira (18). Desde a semana passada o Paraná Online vem noticiando com frequência estes acidentes, que na maioria das vezes são motivados por desatenção ou sinalização precária. Os dois acidentes de ontem ilustram bem isso. No caso do rapaz, de 18 anos, que foi colhido por um coletivo, no Cajuru, de manhã, testemunhas disseram que ele pedalava usando fones de ouvido e não viu o ônibus.

De noite, por volta das 19h, a auxiliar de lavanderia Liriam Grun Zap, 50, voltava para casa pela Avenida Paraná e foi cruzar a canaleta com seu Corsa, quando foi atingida na porta por um biarticulado da linha Santa Cândida-Capão Raso. No cruzamento da Rua Milton Portugal Lobato, onde ela foi atingida, não há qualquer placa indicando que a conversão à esquerda, passando obrigatoriamente pela canaleta, seja proibida. Ao contrário da esquina logo adiante, na Rua Barreto Coutinho, rumo ao terminal do Santa Cândida, onde há placa indicando que a conversão é proibida.

Liriam foi socorrida ao Hospital Cajuru, com escoriações no rosto e nos braços causadas por cacos de vidro. “Os socorristas não tinham certeza se havia lesão interna mais grave e a levaram de ambulância. Moramos a poucas quadras do local do acidente. Ela faz esse caminho todo dia”, resumiu o filho de Liriam. Apesar de o ônibus estar lotado, com cerca de 200 passageiros, ninguém se feriu. “Ela provavelmente não viu a nossa aproximação e passou, dai não dava mais para segurar o gigante”, disse Vilmar Souza, que estava ao volante do coletivo.

Mortes

Somente neste ano, o Paraná Online noticiou 16 acidentes, em que ônibus atropelaram ou atingiram motocicletas e automóveis. Foram 16 vítimas com escoriações leves, quatro com ferimentos de mais gravidade e dois mortos. Na segunda-feira passada, a estudante Amanda Rivelo, 15 anos, foi atropelada por um biarticulado, no cruzamento da Avenida Sete de Setembro e Rua Ângelo Sampaio, no Água Verde e morreu no hospital dois dias depois. Segundo testemunhas, o ônibus não seguia em alta velocidade, mas mesmo assim, a garota foi arremessada a quase dez metros. Ela chegou a ser socorrida ao Hospital Evangélico, mas não resistiu.

Cuidados necessários

Biarticulados e canaleta exclusiva fazem vítimas com frequência. Na maioria dos atropelamentos, o acidente foi causado por desatenção do pedestre ou avanço do sinal pelos motoristas. Nos acidentes com outros veículos, a principal causa é a conversão proibida nas canaletas.

O uso de fones de ouvido está entre as principais causas dos acidentes. Além disso, a falta de atenção provocada pela música alta continua entre as primeiras orientações que devem ser evitadas ao andar nas ruas. A primeira dica do Detran-PR é para que os pedestres tenham sempre o cuidado de olhar bem para os dois lados antes de atravessar uma rua, mesmo que a via seja de mão única e esteja na faixa de pedestres.

Outra dica importante, é que na hora de atravessar, o pedestre ou ciclista tenha certeza que o motorista está vendo. A terceira dica é sobre o uso de aparelhos celulares e fones de ouvido. “As condições de visão, audição e reflexos são importantes para a segurança. Ouvir música enquanto atravessa uma rua, por exemplo, impede de ouvir a buzina de um carro. Olhar para o celular faz com que não se perceba moto fazendo a conversão, entre outras situações comuns”, explicou Noedy Bertazzi, chefe da Divisão de Programas Educativos do Detran.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook