Recorrente

Garota de 15 anos atropelada por biarticulado morre no hospital

Biarticulados e canaleta exclusiva fazem vítimas com frequência. Somente este ano, a Tribuna noticiou 14 acidentes, em que ônibus atropelaram ou atingiram motocicletas e automóveis. Foram 15 vítimas com escoriações leves, três com ferimentos de mais gravidade e dois mortos.

A última vítima fatal foi a estudante Amanda Rivelo, 15 anos, atropelada por um biarticulado, no cruzamento da Avenida Sete de Setembro e Rua Ângelo Sampaio, no Água Verde. O irmão dela também atravessava a canaleta, mas não foi atingido. Segundo testemunhas, o ônibus não seguia em alta velocidade, mesmo assim, lançou a garota quase dez metros à frente. O acidente aconteceu por volta das 19h30 de segunda-feira. Amanda foi socorrida ao Hospital Evangélico, mas morreu quarta-feira.

A outra vítima fatal foi o soldado da Polícia Militar Wesley Wichnieski, 30, que teve a motocicleta atingida por um biarticulado, em frente à Rodoferroviária. Ele escoltava o ônibus do time Boa Esporte, que enfrentou o Paraná Clube, na Vila Capanema, em 16 de maio.

Acidentes

A maioria dos acidentes envolvendo biarticulados foi na Travessa da Lapa e Avenida Sete de Setembro, cada via com registro de quatro acidentes. Na maioria dos atropelamentos, o acidente foi causado por desatenção do pedestre ou avanço do sinal pelos motoristas. Nos acidentes com outros veículos, a principal causa é a conversão proibida nas canaletas.

O pipoqueiro Valter Martins Ferreira, conhecido na região da Estação Central como “X-Salada”, concorda com a reclamação geral dos pedestres de que boa parcela dos motoristas dos biarticulados costuma não respeitar o semáforo e dirigir em alta velocidade.

“Tinham que andar mais devagar para evitar freadas bruscas. Mas a culpa não é só dos motoristas. O horário que precisam cumprir os obriga a correr e essa corrida oferece perigo aos pedestres”, avaliou Valter, que tem seu carrinho em uma das estações mais movimentadas da cidade.

A reportagem da Tribuna flagrou ontem à tarde, em poucos minutos, motoristas avançando o sinal vermelho no cruzamento a poucos metros da estação. Alguns foram filmados passando pela faixa de pedestre com o sinal aberto para os transeuntes.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook