Saúde

Hospital de Araucária volta a atender a população

O Hospital Municipal de Araucária (HMA) voltou a prestar atendimento ontem, depois de permanecer seis dias com as portas fechadas. A reabertura, porém, ainda não contempla 100% das áreas da instituição. Por enquanto foi retomado o atendimento da maternidade e obstetrícia, do setor clínico que atende as consultas eletivas, da UTI e da pediatria. O pronto socorro continua fechado e a prefeitura acredita que o retorno completo dos atendimentos deve acontecer nos próximos dias.

O hospital reabriu ontem com 330 funcionários e aproximadamente 100 médicos. O quadro deve aumentar, já que muitos profissionais contratados pela empresa Pró-Saúde, responsável pela gestão anterior, ainda estão em processo de regularização pela nova empresa, a Bio Saúde, que assumiu o HMA no dia 23 de julho. Antes das demissões geradas pelo fim do contrato com a Pró-Saúde, atuavam no hospital 123 médicos e 430 funcionários.

A prefeitura de Araucária informou que não é possível levantar o número de atendimentos que deixaram de ser realizados durante os dias em que o hospital ficou fechado, mas afirma que são atendidas cerca de duas mil pessoas por mês na instituição. O município afirmou ainda que os problemas no hospital começaram há pelo menos cinco meses, quando parte dos 123 médicos que atuavam no local deixaram de receber os salários da empresa Pró Saúde, que gerenciava o estabelecimento.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook