HMA vai reabrir

Prefeitura de Araucária garante que hospital voltará a abrir hoje

Após seis dias fechado, o Hospital Municipal de Araucária (HMA) deve reabrir suas portas hoje. A reabertura do hospital foi anunciada ontem pela prefeitura do município da Região Metropolitana de Curitiba. Mas o atendimento será retomado ainda de forma parcial. Por enquanto, vão funcionar somente a maternidade, obstetrícia, UTI e pediatria.

Segundo a prefeitura de Araucária, os outros setores voltarão a funcionar de forma gradativa. “Dentro de mais alguns dias iremos voltar a atender com 100% da nossa capacidade”, promete o diretor do HMA, Eduardo Zardo.

O HMA fechou as portas às 19h do último sábado. Os pacientes foram transferidos para hospitais de Curitiba e para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Araucária.

O fechamento aconteceu 12 dias depois de a prefeitura romper o contrato com a empresa Pró-Saúde, que administrava o HMA desde sua abertura, em 2008. A administração municipal diz que a Pró-Saúde não vinha cumprindo o contrato de gestão e vinha deixando faltar medicamentos e até alimentação dos pacientes, além de atrasar os salários de 430 funcionários e 123 médicos.

A Pró-Saúde alega que os problemas aconteceram devido a atrasos nos pagamentos por parte da prefeitura, que já representariam uma dívida de R$ 13 milhões. A prefeitura de Araucária nega que esteja em débito com a empresa.

No dia 24 de julho, foi assinado um contrato emergencial para gestão do HMA com o Instituto Bio Saúde. A equipe que trabalhou na transição teria constatado “um verdadeiro caos” no hospital. “As prateleiras da farmácia estavam vazias, nos armários da cozinha só tinha alface, faltava insumos básicos, o banco de dados dos computadores foi apagado e alguns documentos importantes como, certificações do hospital, também sumiram”, diz comunicado enviado pela prefeitura.

Paraná Online no Facebook