Seicho No Ie

Japoneses visitam Curitiba para conhecer hortas comunitárias

Um grupo de 14 pessoas, originário do Japão, veio até Curitiba para conhecer o projeto das hortas comunitárias desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria Municipal do Abastecimento, em parceria com a Eletrosul, empresa de energia elétrica. O grupo conta com a presença do Professor Masanobu Taniguchi, líder supremo da filosofia Seicho No Ie.

O programa curitibano de Agricultura Urbana é dividido em dois projetos, Lavoura e Nosso Quintal. Outros dois servidores municipais da Prefeitura de Cachoeirinha (RS) também acompanharam o grupo na visita à Horta Comunitária Moradias Paraná, localizada no Bairro Tatuquara e instalada abaixo do linhão da Eletrosul. A horta visitada beneficia 153 famílias.

O chefe da Unidade de Agricultura Urbana, Rodolfo Brasil Queiroz, que acompanhou o grupo, disse que os japoneses acharam muito interessante o projeto porque a atividade também traz benefícios secundários. “Além dos alimentos produzidos servirem ao consumo das famílias envolvidas, também servem como atividade terapêutica aos participantes”, afirmou Queiroz. Os japoneses também experimentaram a couve-manteiga, espécie que não conheciam. Além de conhecer o trabalho, o grupo obteve informações sobre os programas.

Atualmente, há na cidade dez hortas comunitárias, que beneficiam 762 famílias. “A agricultura urbana promove a busca da segurança alimentar de um população potencialmente em risco”, disse Queiroz.

O programa Lavoura, pelo qual é desenvolvido o projeto das hortas comunitárias, é caracterizado pelo cultivo de verduras e hortaliças em grandes áreas, como os terrenos sob linhas de transmissão de energia de alta tensão, em vazios urbanos, condomínios e também nas pequenas propriedades particulares remanescentes da agricultura familiar de Curitiba, onde a produção de olerícolas (hortas), frutas e pequenas lavouras anuais destinam-se principalmente ao autoconsumo. Já no programa Nosso Quintal são utilizados pequenos espaços para o cultivo, como quintais em residências, escolas e outras instituições.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook