Em Curitiba

Moradores vítimas das chuvas podem solicitar retirada de FGTS

Moradores dos bairros Boqueirão, Cajuru, Caximba, CIC, Pinheirinho, Tatuquara e Uberaba que foram vítimas da forte chuva que atingiu Curitiba no início de junho já podem solicitar a liberação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), junto à Caixa Econômica Federal. Mais de 8 mil trabalhadores têm direito ao saque.

Um inédito modelo de atendimento eletrônico permite que os trabalhadores residentes na região atingida com direito a receber o FGTS  solicitem o saque pelo fone 0800 726 0207, opção 3. As ligações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas, e aos sábados, das 10 às 16 horas.

O atendimento presencial terá início no dia 12 de agosto, para aqueles que já tiverem solicitado o saque pelo 0800, e será realizado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador, em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, até o dia 27 de agosto.

Quem pode sacar

Nos municípios com declaração de situação de emergência ou estado de calamidade pública, os trabalhadores, residentes nas áreas atingidas e informadas pelo poder público local, têm direito a sacar o valor existente, limitado a R$ 6,22 mil por conta vinculada do FGTS. É preciso ter saldo em conta para realizar o resgate.

É preciso apresentar documentação básica necessária para efetuar o saque: carteira de Identidade (também são aceitos carteira de habilitação, carteira do conselho profissional, passaporte e novo modelo da Carteira do Trabalho); comprovante de Residência emitido no período de 12/02/2014 a 12/06/2014; carteira de trabalho (cópias das páginas da foto, de qualificação/identificação e dos contratos de trabalho) ou CNIS (a ser retirada no INSS) ou CAGED (a ser retirada no Ministério do Trabalho).

Chuvas de junho

Em apenas um final de semana, nos dias 7 e 8 de junho, o volume registrado de chuvas em Curitiba foi de 150 milímetros. Para atender as vítimas, consertar estragos e recolher entulhos trazidos pelas águas e ventos, houve um trabalho concentrado de equipes de diversas secretarias municipais e da Defesa Civil de Curitiba.

Mais de 500 técnicos da Assistência Social, Defesa Civil, Guarda Municipal, Saúde, Educação e Meio Ambiente trabalharam diretamente nas ações de combate à cheia e no atendimento da população atingida.

O esforço foi concentrado especialmente nos bairros Boqueirão, Cidade Industrial, Uberaba, Cajuru e Atuba, que foram os mais atingidos pela cheia dos rios Barigui e Belém. No total, 16.204 pessoas e 4.851 casas foram atingidas pelas chuvas em Curitiba.

Houve manejo de comportas dos parques São Lourenço e Barigui, o que ajudou a diminuir os estragos dos alagamentos. A gravidade da situação fez com que o governo estadual decretasse estado de calamidade pública em razão da enchente, situação que permite agora aos trabalhadores, residentes em áreas afetadas pela cheia, realizar o saque do FGTS.

Serviço:
Habilitação para o saque do FGTS às vítimas da enchente em Curitiba:
Pelo telefone

Período: de 24 de julho a 10 de setembro de 2014
Horário: das 8h às 21h, de segunda-feira a sexta-feira e no sábado, das 10h às 16h
Número telefone: 0800 726 0207, opção 3
 
Presencial
Período: de 12 a 27 de agosto de 2014
Horário: das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira
Central de Atendimento: Qualquer agência da Caixa, em Curitiba

Paraná Online no Facebook