Vila Torres

Motoristas reclamam de pedintes em sinaleiro

Motoristas que transitam pela Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres) reclamam do sinaleiro para pedestres instalado em frente ao restaurante Habib’s, no Jardim Botânico. Eles reclamam que diariamente viciados em drogas acionam o sinaleiro propositalmente, a todo instante, para pedir dinheiro aos motoristas parados no sinal vermelho.

Por outro lado, a associação de moradores da Vila Torres diz que foi um fato isolado ocorrido há dois meses, que já foi resolvido e não há mais relatos de pedintes neste semáforo. Os moradores locais acreditam que os motoristas têm muito preconceito de quem reside ali e não enxergam que aquele semáforo é essencial para a segurança dos pedestres.

Funcionários do Habib’s relatam que mal o sinaleiro para pedestres abre, os viciados o acionam de novo para pedir dinheiro nos carros, para comprar mais drogas. Não bastasse o incômodo aos motoristas, os usuários vão pedir dinheiro a clientes do restaurante, que estão chegando ou saindo do estacionamento, e a clientes do posto, abastecendo seus carros.

“Tem um que fica com um cobertor nas costas o dia inteiro. Aciona o sinaleiro de minuto em minuto. Depois das 17h30, 18h, enche deles aí. Tem vários, todos os dias. Geralmente são desses bem sujos, que ficam dias sem um banho, cheiram mal. Dia desses tinha até uma mulher pedindo. Eles pegam o dinheiro e vão pra dentro da vila comprar droga. Os clientes não gostam. Se sentem incomodados”, relatou um funcionário do restaurante.

Relatos

O encarregado André Carbornar, 22 anos, contou que passa pelo local todos os dias e sempre vê pedintes acionando o sinaleiro. Uma das vezes, ficou receoso em parar. “Um dia passei na ida e tinha um andarilho acionando o sinal. Quando voltei, ele ainda estava ali fazendo a mesma coisa”, disse o jovem. O mecânico industrial Fernando Sentone, 35 anos, também disse que já presenciou pedintes acionando o sinaleiro propositalmente para pedirem dinheiro nos carros. “Mas não é só aqui. Há pedintes em vários sinaleiros desta região, o dia todo”, relatou.

Clientes do posto de combustíveis próximo ao sinaleiro também contaram que o aparelho que fica no início da Rua Chile, na esquina com a Rua Manoel Martins de Abreu, logo na saída da trincheira, foi quebrado propositalmente, para fazer os motoristas pararem no local. A Tribuna constatou que o semáforo está quebrado e fica no amarelo, confundindo os motoristas, que pensam que devem parar porque o sinal logo ficará vermelho. Até constatarem que o equipamento está danificado, uma longa fila se forma e os motoristas que já sabem do problema ficam buzinando atrás, para fazer com que o trânsito ande.

Associação diz que há discriminação

Ciciro Back
Por medo ou preconceito motoristas reclamam de pedintes perto da Vila Torres.

Marcos Eriberto dos Santos, presidente da Associação de Moradores da Vila Torres, mais conhecido no bairro como “Marcão”, negou que o problema seja diário. Ele explicou que, há cerca de dois meses, um andarilho acionava o semáforo de pedestres repetidamente para pedir dinheiro. “Várias pessoas ligaram para a secretária de trânsito (Luiza Simonelli) reclamando e ela me ligou pedindo ajuda. Eu mesmo fui lá e conversei com o andarilho. Expliquei que o que ele estava fazendo era errado, porque prejudicava o trânsito. Depois disto, ele parou e não tivemos mais relatos de fatos parecidos”, afirmou “Marcão”.

O semáforo para pedestres foi instalado em frente ao Habib’s porque naquele ponto morreu a moradora Rosemar Vieira Costa, 35 anos, em agosto do ano passado. Cinco carros passaram por cima dela, mas apenas o último motorista parou para ajudar. Nesta época, as pessoas nã,o tinham outra opção mais próxima de travessia. Então se arriscavam a atravessar naquele ponto de alta velocidade dos motoristas e pular o guard rail.

Desabafo

“As pessoas discriminam muito nossa vila. Aqui tem muita gente batalhadora, muitos jovens fazendo faculdade. As pessoas não entendem que um andarilho não oferece perigo a ninguém. Ele só aborda os carros porque quer dinheiro. Não concordamos que ele fique usando o semáforo de pedestres para isto e também recomendamos que ninguém dê esmola. Mas veja, no Wall Mart e na PUC tá cheio de sinaleiros. Nós pedimos cinco semáforos à prefeitura, para serem colocados na vila, para segurança da travessia de moradores, mas existe muita resistência da elite que passa por aqui com relação a isto”, desabafou um morador, que não quis ter o nome divulgado.

Quanto ao semáforo quebrado (foto) na Rua Chile, “Marcão” afirmou que está quebrado desde o início do mês passado, quando moradores fizeram protesto violento no local, revoltados porque a Polícia Militar matou um adolescente de 16 anos morador da vila, em confronto. Desde esta época ele já fez vários pedidos de reparos.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook