Pacientes na garagem

Ambulatório improvisado do Evangélico funciona no subsolo

Pacientes dos consultórios do ambulatório 1 do Hospital Evangélico, localizado na Alameda Carlos de Carvalho, estão sendo atendidos em uma garagem. O local, improvisado desde o último mês de abril, funciona no subsolo do prédio, que não conta com janelas ou qualquer sistema de ventilação. Além disso, as pessoas são obrigadas a esperar pela triagem num corredor onde ficam pelo menos oito grandes recipientes para descarte de lixo hospitalar.

Outro problema do local é o acesso, que é feito apenas por uma rampa, projetada apenas para passagem de veículos. Não há escada ou corrimão e, por isso, os pacientes idosos e mães com bebês sofrem para entrar e sair dos consultórios. No local, são atendidas cerca de 800 pessoas por dia nas especialidades de ginecologia, mastologia, neurologia, obstetrícia, oftalmologia, ortopedia e reumatologia.

“Na semana passada uma velhinha acabou perdendo o equilíbrio e caiu, machucando o rosto. Isso aí é uma vergonha. Não tem cabimento”, reclama a diarista Odete Alexandre. Ela vai semanalmente à unidade para tratar um mioma no útero. Ela afirma que muitos pacientes reclamam do acesso e da estrutura dos consultórios. “É muito estranho. Não tem janela, ficamos esperando durante horas em cadeiras de plástico. É muito improvisado e nunca fizeram nada pra mudar ou melhorar a situação”, diz.

Sua irmã, Gilda Alexandre, que a acompanha em todas as consultas, também não entende a situação dos consultórios improvisados. “A gente entende que numa situação ou outra o hospital é obrigado a improvisar. Mas durante todo esse tempo é demais. O local é fechado, sem conforto mínimo para as pessoas”, afirma.

Gerson Klaina
Sem espaço adequado, pacientes esperam por consultas na rua.

Segundo a presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Curitiba e Região (Sindesc), Isabel Cristina Gonçalves, o ambulatório improvisado tem sido alvo de ações por parte do sindicato. “Desde o dia 22 de abril estamos em cima dessa situação. Enviamos diversos pedidos à Vigilância Sanitária para inspecionar o local. Também já entramos com um pedido de investigação junto ao Ministério Público do Trabalho. É um situação inaceitável tanto para a sociedade como para os funcionários”, ressalta.

Novo imóvel

Por meio da assessoria de imprensa, o Hospital Evangélico informou que a direção já iniciou um processo de busca de um novo imóvel para receber exclusivamente as instalações do ambulatório 1, mas no entanto ainda não há um prazo definido para a mudança de local. Em relação aos pedidos de inspeção, a Vigilância Sanitária afirmou que, no último dia 4 de julho, solicitou as adequações necessárias no sistema de ventilação e no gerenciamento de resíduos, além da instalação de pias e sanitários no local. O prazo é de 30 dias.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook