Armazém da Família

Sindicato diz que há pragas em Central de Abastecimento

A Central de Abastecimento dos 32 Armazéns da Família, localizado no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba, estaria passando por uma grande infestação de ratos e pombos. Quem faz a denúncia é o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc), que chegou até esse problema por meio reclamação de servidores. Na noite desta quarta-feira (23), eles devem se reunir com o prefeito Gustavo Fruet para debater o problema.

Segundo informações da assessoria de comunicação sindicato, são muitos os pontos em que é possível perceber fezes destes animais, próximos de locais onde os alimentos são estocados. “A gente se preocupa muito com a qualidade do alimento que chega a mesa do curitibano. Os riscos de as pessoas contrariem uma doença sem saber é enorme”, alerta Arno Emilio Gerstenberger Junior, coordenador do Sismuc. 

A assessoria denuncia ainda que a situação já se arrasta há anos e que tiveram que se desfazer recentemente de 200 mil litros de leite, que acabaram sendo contaminados por conta da presença das pragas.

Prefeitura responde

A Secretaria Municipal do Abastecimento (Smab), por sua vez, informa que não há infestação grave de praga urbana em nenhuma unidade do Armazém da Família. Há um trabalho diário e ininterrupto de controle e, se necessário, de combate a pragas. “Não existe ambiente livre de pragas, existe ambiente controlado, que é uma condição adequada”, afirma o superintendente da Secretaria do Abastecimento, Marcelo Munaretto.

O superintendente informa ainda que, recentemente, o trabalho de controle de pragas foi ampliado e intensificado com mudança na metodologia de trabalho. O trabalho de Controle Integrado de Pragas Urbanas está sendo realizado por empresa registrada e especializada no serviço prestado. Inclui a implantação de barreiras físicas, controle e adequação de operações (higienização de ambientes, transporte e movimentação de cargas internamente e externamente), instalação de barreiras químicas quando necessário e capacitação de pessoal.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no 

Facebook