Curitiba

Confira os novos locais para recarregar o cartão transporte

A Urbanização Curitiba S/A (Urbs), responsável pelo transporte coletivo em Curitiba, divulgou nesta terça-feira (22) os 23 novos locais onde será possível carregar créditos no cartão transporte e comprar e recarregar o novo cartão transporte avulso. Os locais passarão a oferecer o serviço no dia 1º de agosto, mesma data em que os micro-ônibus que operam em 66 linhas, o que inclui o Circular Centro, não aceitarão mais o pagamento da tarifa com dinheiro.

A medida atende decisão judicial que proíbe que o motorista faça a cobrança da passagem mesmo com o veículo parado, e, segundo a Urbs, evita aumento no custo do transporte. Atualmente, 55% dos 1,1 milhão de passageiros pagantes por dia utilizam o cartão transporte. Na semana passada, a Urbs abriu mais três postos volantes, ampliando de seis para nove o número de locais onde é possível fazer o cartão transporte usuário.

Além de mais locais para fazer e carregar o cartão transporte e de passar a contar com o cartão transporte avulso, os usuários também terão, a partir de 1º de agosto, a possibilidade de pagar a tarifa especial de domingo com o cartão. Por enquanto, o desconto aos domingos só é válido para quem paga em dinheiro.

Custo de recarga

A operação de carga nas bancas vai custar R$ 1,00 e, a critério do comerciante, poderá ser feita com cartão de débito ou crédito. No caso do cartão avulso, a primeira carga, no momento da compra do cartão, é gratuita. Na Urbs, a carga de crédito do cartão continuará a ser feita gratuitamente, e nesse caso o pagamento só pode ser feito em dinheiro.

Também é possível carregar o cartão pela internet e, nesse caso, os créditos são disponibilizados no sistema em até 72 horas, em razão de procedimentos bancários. Nas bancas ou na Urbs os créditos são disponibilizados imediatamente.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook