Agências sem caixas

Banco limita serviços a pessoas físicas e deixa clientes na bronca

Clientes do HSBC estão na bronca com a eliminação dos atendimentos de caixa em agências da instituição em Curitiba que se tornaram pontos de negócios com foco em clientes pessoa jurídica. Correntistas estão sendo obrigados a procurar outras agências que ainda têm caixas para realizar operações como saques de grande valor e pagamentos de contas.

Segundo o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, além de gerar transtornos entre os clientes, a conversão de agências comuns em agências de negócios também está causando problemas à categoria. “Temos recebidos muitos casos, especificamente do HSBC, de acúmulo e desvio de função, além de demissões. Há problemas de agências que estão recebendo um número muito maior de clientes e isso gera filas, números absurdos de atendimentos. Tudo por causa desse processo de reestruturação dos bancos, que não é exclusividade do HSBC”, afirma Elias Jordão, presidente do sindicato da classe.

Jordão também alerta para os problemas de segurança, já que pela mudança de perfil dos serviços prestados os bancos não são obrigados a implementar o aparato de segurança de uma agência comum. “Por não ter um grande fluxo de numerário circulando, já tem agências que não contam mais com seguranças armados e portas giratórias com detectores de metal. Isso acontece até nessas agências de negócios que contam com caixas eletrônicos”, afirma o sindicalista.

Demissões

Levantamento nacional feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) para a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) revela que, no primeiro semestre, foram cortados 3.746 postos de trabalho no setor bancário em todo o país. Dos 27 estados, 20 apresentaram quedas no volume O Paraná aparece em quinto lugar no ranking, com saldo negativo de 161 vagas.

De acordo com os números do Sindicato dos Bancários, apenas o HSBC, entre janeiro e junho deste ano, demitiu 286 funcionários em Curitiba e região metropolitana. Em 2013 foram 691 demissões, quase o mesmo número do ano anterior, quando 690 trabalhadores foram dispensados. “Lógico que esses números não dizem respeito apenas aos funcionários das agências que se transformaram em agência de negócios, mas reflete bem o que essa restruturação está fazendo aos trabalhadores”, afirma Jordão.

Estratégia

Procurado pela reportagem, o HSBC afirmou, através de nota, que o formato e a distribuição geográfica das suas agências bancárias no Brasil seguem a estratégia de oferecer um atendimento personalizado para os seus clientes. O balanço de admissões e demissões da instituição se mantém dentro dos parâmetros do mercado.

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