Solução?

Licitação para novo aterro sanitário na RMC deve sair em novembro

Até novembro deve ser publicada a nova licitação para o aterro sanitário conjunto que será construído pelo Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol), formado por Curitiba e municípios da região metropolitana. O Conselho técnico do Conresol esteve reunido na manhã de ontem para debater mais alguns pontos do projeto, que está em fase de estudos.

“O conselho técnico vem se reunindo periodicamente para verificar qual seria a alternativa mais adequada a ser usada nesse novo processo licitatório para implantação de uma nova forma tratamento dos resíduos na região”, explica o gerente administrativo-financeiro do Conresol, Alexandre Martins. O consórcio ganhou na última semana mais uma adesão, com a entrada de Adrianópolis, formando agora um conjunto de 22 municípios.

Todos precisam se adequar à lei Lei 12.305/10, a qual determina que na primeira semana de agosto encerra o prazo para que municípios implantem aterro sanitário para dar tratamento adequado ao lixo produzido, enquadrando-se na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Mas segundo Martins, os municípios que integram o Conresol já estão adequados. “Hoje eles preenchem os requisitos da lei e o lixo é destinado para os aterros de empresas com as quais o Conresol tem contrato. Hoje na nossa região não existe mais lixão”, afirma.

Contratos

O consórcio corre contra o tempo para lançar a licitação e definir onde será o novo aterro. No ano que vem acaba o contrato com as empresas Estre, em Fazenda Rio Grande, e Essencis Soluções Ambientais, na Cidade Industrial de Curitiba, que recebem todo lixo da região. Para cumprir a Lei 12.305/10, o consórcio gasta R$ 136,3 mil ao dia, para que o lixo seja devidamente aterrado pelas duas empresas.

Curitiba é a maior produtora, responsável por 70% das 2.400 toneladas de resíduos produzidas diariamente. Os custos são bancados pelos municípios, com cada um arcando com o percentual referente à sua produção. O objetivo é acabar com estes custos. “O conselho vem se reunindo de duas a três vezes por semana para terminar o estudo o mais breve possível. Acredito que em 45 dias deve estar tudo terminado”, afirma Alexandre.

Após a abertura da licitação, o conselho técnico do consórcio vai começar a trabalhar em um novo projeto para que a destinação do lixo não seja apenas ecologicamente correta, mas que também gere outros benefícios. “Vamos iniciar um estudo para num futuro próximo poder implantar usinas para tratamento de resíduos para gerar energia e gás natural. Mas tem que ser um projeto para os municípios se adequarem gradativamente”, acrescenta Alexandre Martins.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook