Atravessados na pista

Protesto feito por taxistas bloqueia trânsito em Araucária

Um protesto com a participação de cem taxistas de Araucária bloqueou o trânsito na Rua Eli Volpato, uma das principais vias da cidade, por volta das 17h de ontem. O objetivo da manifestação pacífica era cobrar dos órgãos da prefeitura mais segurança aos motoristas e a fiscalização de veículos que trabalham clandestinamente.

O movimento, organizado pelos próprios trabalhadores, teve apoio da Polícia Militar. A via foi bloqueada por cerca de meia hora, o que impossibilitou a saída de funcionários da refinaria de fertilizantes ligada à Petrobrás. “Queríamos alertar as autoridades que as condições de trabalho estão complicadas. Muitos veículos clandestinos estão trabalhando aqui, além da falta de segurança”, afirma Adelino Luccezen, tesoureiro da Associação Rádio Táxi Araucária.

Adelino conta que muitos motoristas sem capacitação circulam com veículos velhos, sem documentação e equipamentos de segurança por Araucária e as Secretarias de Transporte e Trânsito não fiscalizam. “Isso nos prejudica, pois para nós é necessária uma série de documentos, cursos de formação e carros novos. É injusto”, declara.

Ele conta também que os taxistas querem uma resposta das empresas da região, que contratam empresas terceirizadas para transporte de funcionários. “Queremos saber se essas empresas estão com a documentação em dia”, explica.

Segurança

A classe também reivindica mais segurança para trabalhar. “Os pontos de parada são escuros e mal sinalizados”, conta Adelino. Ele lembra que na sexta-feira passada, bandidos roubaram um comércio na cidade e para fugir sequestraram um taxista e o abandonaram em São José dos Pinhais. Para Adelino, o resultado do protesto foi positivo. “Esperamos que retirem os veículos ilegais de circulação e nos deem mais segurança. Vamos aguardar atentos”, garante.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook