95% de aprovação

Curitiba recebeu 214 mil turistas durante a Copa do Mundo

Um balanço ainda parcial da movimentação provocada pela Copa do Mundo em Curitiba mostra que a cidade recebeu apenas no mês de junho 214.505 turistas, dos quais 95.854 estrangeiros. Com gasto médio diário superior ao dobro do registrado em Curitiba em 2013, os visitantes movimentaram a economia deixando aqui cerca de R$ 427 milhões, e levaram uma ótima impressão da cidade. Uma pesquisa realizada revela que mais de 95% dos turistas consideraram que Curitiba atendeu ou superou as expectativas que tinham antes de chegar. Dos estrangeiros, 82% pretendem voltar à cidade, e dos brasileiros, 96%.

A pesquisa foi realizada na Fan Zone (área montada pela Fifa em frente à Arena da Baixada) e nos Postos de Informação Turística montados pelo CTur em vários pontos da cidade. Foram ouvidos 513 turistas (275 brasileiros e 238 estrangeiros). Dos estrangeiros, 93% visitavam Curitiba pela primeira vez. Entre os brasileiros, só 24% ainda não conheciam a cidade.

Um dado importante da pesquisa é que 78% dos entrevistados compartilharam sua experiência em redes sociais. Isso torna ainda mais relevante a informação de que, para 60% dos entrevistados, Curitiba atendeu às expectativas; 35,5% consideraram que as expectativas foram superadas.

Convidados a destacar características da cidade, 21,7% dos turistas disseram que é planejada e organizada. Também foram citados a qualidade de vida (12,2%), cidade dos parques (11,4%) e cidade ecológica (8,7 %). “Cabe ressaltar que em muitos casos as expectativas com relação à cidade já eram altas, principalmente para os brasileiros e para aqueles que já conheciam Curitiba”, diz o coordenador da pesquisa, José Manoel Gândara, que é professor do Departamento de Turismo da UFPR e trabalhou com os professores Marcia Massukado-Nakatani e Braulio Oliveira.

Áreas verdes

O aspecto de Curitiba que mais impressionou os turistas foram as áreas verdes – item que recebeu a maior nota na avaliação de  aspectos relacionados à infraestrutura, serviços urbanos e turísticos. Também se destacaram  a qualidade de vida da população local, bares,  restaurantes, hospitalidade da população local, atenção dos voluntários, meios de hospedagem,  Fan Fest, fornecimento de energia elétrica,  limpeza pública, atendimento no aeroporto e no comércio.

Aspectos como qualidade do ar, conservação das áreas públicas, transporte coletivo, atendimento na rodoviária, segurança pública, informações turísticas, atendimento das agências de receptivo, acessibilidade para deficientes, qualidade das estradas de acesso, serviços de táxis, sinalização da Copa FIFA, informações turísticas ficaram também com avaliações acima da média.

Os pontos mais visitados pelos turistas foram o Jardim Botânico, o bairro de Santa Felicidade, Ópera de Arame/Pedreira Paulo Leminski, Museu Oscar Niemeyer, Centro Histórico, Parque Barigui e Parque Tanguá.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook