Cidadania

Estudantes da UTFPR revitalizam escola da Vila Izabel

Um grupo de 33 estudantes, com idades entre 16 e 19 anos, dedicou parte do período de férias para revitalizar espaços da Escola Municipal Campo Mourão, na Vila Izabel. Melhorias na biblioteca, renovação do acervo de livros e a pintura de muros e pátios da escola fizeram parte do projeto Mãos na Obra, desenvolvido pelos estudantes do curso Técnico Integrado em Gestão de Pequenas e Médias Empresas, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A atividade fez parte da disciplina de Gestão de Projetos.

Estudantes do sétimo período escolheram desenvolver a ação na escola por considerarem que, mais do que um projeto para o curso, melhorar espaços da escola poderá refletir em mais motivação ao aprendizado dos 216 estudantes, das turmas de 1º ao 5º ano da escola. “Estamos satisfeitos porque além de cumprir um projeto dos cursos conseguimos uma ação duradoura, que vai colaborar para que os estudantes tenham mais estímulo e interesse pela leitura”, diz um dos estudantes e coordenador das ações desenvolvidas na escola, Gabriel Eduardo Kolbe.

O grupo precisou de cinco dias para desenvolver o projeto que deixou mais colorida e organizada a escola. Na terça-feira (15) quando retornarem às atividades, as crianças encontrarão a biblioteca com nova decoração, acervo reforçado e pintura de tabuleiros para jogos e brincadeiras nos pátio. Os muros e pneus do jardim também ganharam colorido especial, deixando a escola mais bonita.

O material usado nas obras foi comprado pelos futuros empreendedores que arrecadaram R$ 2.500,00 necessários ao custeio por meio de rifas e venda de livros arrecadados e que não serviriam a biblioteca da escola. “Nosso maior objetivo é incentivar a leitura e fazer com que as crianças tenham vontade de frequentar e permanecer na biblioteca da escola”, disse Andressa Ceccon, uma das estudantes envolvidas no projeto.

A ação desenvolvida pelos estudantes será avaliada pelo professor da disciplina, porém, para Andressa, não haverá pontuação que supere a motivação com que o grupo desenvolveu o projeto. “Ficamos imaginando as crianças na escola e nos dedicamos para que tudo ficasse além do que havíamos previsto, incluindo além da biblioteca, melhorias em outros espaços. Não há nota 10 que supere isso”, disse Andressa.

Para a direção da escola a ação dos estudantes trouxe duplos benefícios. “Além de trabalharmos com as crianças a importância de valorização da escola como espaço público e assim comum a todos, a ação dos estudantes completou uma série de melhorias havia tempo desejada por todos na escola”, disse a diretora Claudiane Piaceski.

Inaugurada em 1976, a escola passou por melhorias ao longo das décadas, como a construção da quadra coberta e da biblioteca. Porém, uma das salas de aula precisou de novas janelas para melhorar a circulação de ar. A intervenção foi feita com recursos próprios da escola, por meio do programa de descentralização de recursos. “Tivemos que optar e investir os recursos na parede, por isso comemoramos a parceria com os estudantes da UTFPR que garantiram assim que todo o nosso planejamento, incluindo a pintura da escola pudesse acontecer”, comemora a vice-diretora, Júlia Zadra Mainards.

Para dividir com as crianças o prazer vivenciado durante as atividades de revitalização, os estudantes da UTFPR vão promover na quarta-feira (16) uma festa de inauguração das obras realizadas.