Eletrocardiogramas

Novos equipamentos dobram capacidade de exames

As 109 unidades básicas de saúde de Curitiba estão recebendo aparelhos que irão ampliar os serviços oferecidos. São eletrocardiogramas, espirômetros digitais e equipamentos de eletrocirurgia, além de balanças pediátricas e para adultos, detectores cardíacos fetais e macas ginecológicas. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano e de emendas parlamentares, no total de R$ 2,6 milhões.

Atualmente, as unidades básicas realizam cerca de 2 mil eletrocardiogramas mensais, com aparelhos que ficam em média dois dias em cada unidade. Com a instalação dos novos aparelhos, a expectativa é que esse número dobre.

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e o secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda, acompanharam nesta sexta-feira (11) a entrega dos equipamentos nas unidades de saúde Vila Verde, na Cidade Industrial de Curitiba, e Ouvidor Pardinho, no Rebouças.

“Esses equipamentos irão melhorar os serviços ofertados em toda a rede na busca de uma atenção à saúde mais eficaz, dando mais condições de resolver os problemas dos pacientes dentro da própria unidade, diminuindo a espera que ainda existe para alguns procedimentos”, afirmou Gustavo Fruet.

“Essa entrega é resultado de um planejamento da Saúde que começou no ano passado com a ampliação do acesso dos pacientes às unidades de saúde e dos serviços ofertados. Após a instalação de todos os equipamentos, a expectativa é de ampliarmos a oferta de exames como eletrocardiogramas e pequenas cirurgias que antes eram encaminhadas para serviços conveniados”, explicou Massuda.

Além de permitir um número maior de exames, outro avanço será na maneira como são fornecidos os laudos, com os resultados sendo encaminhados via malote para uma Central que fica na Secretaria Municipal, demorando cerca de 20 dias para voltar para a unidade básica. Agora, os exames serão transmitidos eletronicamente para a Central, possibilitando a agilidade nos laudos.

“Essa agilidade era uma reivindicação antiga nas unidades básicas. Antes, pequenas cirurgias como retiradas de verrugas tinham de ser encaminhadas ou eram feitas nas unidades com tratamentos mais invasivos. Agora podemos cauterizá-los ou realizarmos pequenos procedimentos sem o paciente precisar esperar e com a certeza que o acompanhamento posterior será melhor, já que será todo realizado pela equipe de saúde que já conhece o histórico do paciente e que sempre realiza seus atendimentos”, ressaltou Maurício Antonello, médico de família, da unidade Vila Verde.

Kits individualizados

As balanças e macas adquiridas pela Secretaria Municipal serão destinadas para todas as equipes do Programa de Saúde da Família que hoje acabam dividindo esses equipamentos com os outros profissionais da unidade.

“Não prejudica o atendimento de ninguém, apenas tínhamos uma sala específica na unidade para pesar as crianças e gestantes. Agora o trabalho ficará mais ágil”, conta a coordenadora da unidade do CIC, Katiucia Webber.