Sob pena de R$ 30 mil

Somente 43,8% da frota de ônibus estão em circulação

A Prefeitura divulgou no final da tarde desta sexta-feira (27) que somente 38 % da frota se ônibus está circulando em Curitiba. Isso significa que dos 1748 veículos que deveriam estar em operação apenas 760 estão em trânsito.

O número descumpre a ordem da Justiça do Trabalho que exige que o o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) e o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) colocassem em circulação 100% da frota e ao menos 50% dos cobradores em terminais de ônibus e estações-tubo.

Primeiro ônibus nas ruas

O Paraná Online registrou a chegada do primeiro ônibus à Praça Rui Barbosa. O alimentador da linha Guilhermina chegou ao ponto por volta das 13h45 e contava com motorista e cobrador. Caso a ordem de retomada das atividades não fosse cumprida, os sindicatos estavam sujeitos a uma multa diária de R$ 30 mil.

Em entrevista à imprensa, o prefeito disse ainda que irá abrir uma sindicância para investigar de onde veio a determinação para a liberação da catraca nesta quinta-feira (26), no movimento chamado de “catraca livre”.

Segundo o prefeito, a Justiça do Trabalho advertiu ainda o Setransp sobre a possibilidade de locaute, que consiste na recusa por parte da entidade patronal em ceder aos trabalhadores os instrumentos de trabalho necessários, no caso, os ônibus.

Jogo de empurra

O presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, disse que determinou para as garagens para que saiam os ônibus com pelo menos 50% dos cobradores. Teixeira disse ainda que estão posicionados desde a madrugada e esperam que os empresários encerrem o locaute.

A assessoria de imprensa da Setransp informa que ainda não foi notificada pela Justiça e que as empresas tentaram liberar normalmente os veículos e que foi impedida pelo Sindimoc.

Felipe Rosa
Ônibus de várias linhas já começam a circular pela cidade.