Chuvas no Paraná

Mais 17 cidades têm estado de emergência decretado

Um novo decreto assinado pelo governador Beto Richa estendeu a situação de emergência para mais 17 municípios paranaenses, de diversas regiões, que sofrem consequências das chuvas intensas do último fim de semana. Agora chega a 147 o número de municípios em situação de emergência.

“O decreto garante mais agilidade e elimina burocracias para que os prefeitos tenham condições de usar recursos públicos para atenuar a situação da população e tomar providências para recompor os serviços e estruturas dos municípios”, disse Richa.

Ações

A Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social destina R$ 11 milhões para o atendimento às famílias desabrigadas no Estado. O repasse é automático do Fundo Estadual para os municípios, sem a necessidade da realização de convênios.

Pela Secretaria da Saúde foram iberados mais de R$ 5 milhões para as prefeituras. Também foram enviadas vacinas, remédios para gripe e inúmeros outros medicamentos para prevenir doenças comuns após enchentes.

Afetados

Conforme o boletim da Coordenaria Estadual de proteção e Defesa Civil, divulgado às 12 horas desta sexta-feira, 579.524 pessoas, de 151 municípios, foram afetadas. Neste número incluem-se não só as que tiveram perda total ou parcial de residências e bens, mas também as atingidas por interrupção de fornecimento de energia, de água, por danos nas lavouras, isolamento e dificuldade de tráfego por prejuízos em estradas.

O levantamento mostra que 4.448 pessoas estão desabrigadas e 32.374 permanecem desalojadas.

Confira os 17 municípios que tiveram situação de emergência decretada nesta sexta-feira:

Antônio Olinto, Borrazópolis, Engenheiro Beltrão, Entre Rios do Oeste, Ibaiti, Ipiranga, Lunardelli, Nova Tebas, Perobal, Planaltina do Paraná, Renascença, Reserva, São Jorge do Ivaí, São Pedro do Iguaçu, São Tomé, Sapopema, Verê.