Aproveitando o dia

Feriado do dia do Trabalho terá eventos da prefeitura de Curitiba

A semana na qual se comemora do Dia do Trabalho, em 1º de maio, será marcada por eventos, organizados pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego.

“O dia 1º de Maio é um marco da resistência diária que se faz em oposição às tentativas de retrocesso dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. A defesa desses direitos é também a defesa da democracia. A busca da igualdade é condição básica para uma sociedade mais justa”, disse a vice-prefeita e secretária do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves. 

No dia 28 (segunda-feira), as 8h30min, na Praça Osório, será lembrado o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. É uma data que marcada pela luta por justiça e em defesa dos direitos e da saúde do trabalhador.  A data foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde 2003, consagra este dia à reflexão sobre a segurança e saúde no trabalho. Também será lançado o Guia de Saúde do Trabalhador, com a participação de entidades que compõem o Fórum Estadual Saúde do Trabalhador.

Na terça-feira (29) será  entregue o novo posto da Secretaria do Trabalho e Emprego, unificado e reformado, na Rua da Cidadania do Bairro Novo, localizada na  Avenida Tijucas do Sul, 1.700. Na quarta (30) será realizado o  1º Seminário Municipal em Saúde do Trabalhador, organizado pelo Centro de Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde; Conselho Nacional de Saúde (CIST) , Força Sindical, Fundacentro, Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba e Sindicatos dos Bancários de Curitiba, com apoio da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego. Será no Auditório da Uninter, localizado no edifício Garcez, na Rua XV de Novembro, 103 – 7º andar, Boca Maldita.

Ainda na quarta-feira será lançado o Programa Municipal de Orientação Profissional e Vocacional ao Jovem Trabalhador Curitibano , no auditório da Rua da Cidadania de Santa Felicidade.

Voltar ao topo