Educação parada

Primeiro dia de greve reúne 3 mil professores no Centro Cívico

Cerca de três mil professores e servidores ligados à educação do Paraná realizam, na manhã desta quarta-feira (23), o primeiro grande ato da greve iniciada nesta quarta-feira. A categoria está reunida em frente à sede da administração do Estado, no bairro Centro Cívico. A greve dos professores deixa alunos sem aula nesta quarta-feira.

Segundo Hermes Leão, secretario de organização do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP Sindicato), a manifestação que acontece em Curitiba tem apoio de estudantes e de servidores do interior. “Trata-se de um ato publico estadual no qual inauguramos o nosso acampamento em frente ao Palácio Iguaçu. Temos uma adesão maciça também nas cidades do interior”, disse Leão.

A pauta de reivindicações da categoria é grande. Entre os principais itens está o reajuste salarial de 10,6%, mais concursos públicos, 33% de hora atividade e modificações no Sistema de Assistência à Saúde, o SAS.

“Deflagramos greve geral por tempo indeterminado. Ato desta quarta-feira é mais maciço. Vamos ficar no acampamento durante todo o período da greve”, acrescentou Leão.

A reportagem questionou a Secretaria de Estado da Educação a respeito de negociações ou novas reuniões com representantes do sindicado, mas ainda não há nada agendado.