De volta pra casa

Escultura de Tiradentes é recolocada em praça

A estátua em bronze de Tiradentes, de autoria do artista paranaense João Turin (1878-1949), está de volta ao marco zero da cidade. Após passar por um processo de restauro, a escultura foi recolocada neste domingo (20), na Praça Tiradentes, em uma operação que durou menos de 40 minutos e teve a presença de dezenas de pessoas. O prefeito Gustavo Fruet e a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marcia Oleskovicz Fruet, acompanharam o trabalho. 

No interior do monumento foi colocada uma nova cápsula do tempo com informações de Curitiba em 2014 e uma carta do presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli.

A restauração da peça faz parte de um projeto do Atelier João Turin, que envolve todo o acervo do artista, reconhecido como um dos maiores artistas paranaenses. A Fundação Cultural de Curitiba acompanha o trabalho desde a retirada das obras que integram o patrimônio do Município até a restauração e devolução aos locais originais. Os trabalhos de restauração e confecção de moldes foram iniciados no Atelier João Turin, há cerca de dois anos, depois que os direitos sobre o acervo do escultor foram comprados pelo colecionador curitibano Samuel Ferrari Lago. 

Para o prefeito Gustavo Fruet o momento marca pela recuperação de uma peça de grande importância histórica. “Tão importante quanto o restauro da peça é a preocupação da Fundação Cultural de Curitiba em recuperar estátuas e monumentos”, afirmou Fruet.

Segundo o Diretor de Patrimônio Cultural, Mauro Tietz, com a restauração a obra ganha longevidade. “Além do restauro, a escultura ganhou um importante mecanismo de preservação da memória com a produção de moldes”, comentou Mauro.