Após 40 anos

Primeiro novo táxi de Curitiba começa a circular pela cidade

Taxista há 17 anos, Egon Schimidt saiu para o trabalho na última quinta-feira (17) com mais orgulho. Ele foi o primeiro novo táxi a circular em Curitiba depois de 40 anos. A licença recebida por Egon permite que ele continue trabalhando, agora como motorista titular, pelos próximos 35 anos.

“É uma felicidade”, resumiu, enquanto se preparava para começar a trabalhar, por volta das 13 horas, no ponto de táxi da Avenida João Gualberto, próximo ao hospital São Lucas. “Vou continuar trabalhando muito, mas agora com a minha ferramenta de trabalho, com o meu carro, sem precisar pagar para dirigir. Estou fazendo o que sempre fiz, mas a situação é outra e muito, muito melhor”.

Schmidt foi um dos 11 novos taxistas que na quarta-feira (16) receberam a outorga para serviço de táxi. “Há muito tempo sonho com esse momento, e será um benefício não somente para mim, mas para a população de Curitiba que precisava mesmo desse aumento da frota”.

A frota que até quarta-feira tinha 2.252 veículos, ganhou mais um táxi na quinta-feira e, até o fim de maio, terá mais 750 táxis, a maioria deles (640) com previsão de iniciar operação nas ruas até o fim desse mês ou início de maio. Egon conta que se preparou para começar a trabalhar assim que recebesse a autorização da Urbs.

Comprou carro novo , fez a plotagem, deu entrada nos documentos necessários para o cadastro, mandou instalar o GNV (Gás Natural Veicular) e, na quarta-feira mesmo fez a aferição do taxímetro. Na quinta pela manhã encaminhou os documentos necessários ao emplacamento (placa vermelha, comercial) junto ao Detran e, com a licença colada no vidro – o que lhe dá direito a trafegar enquanto aguarda a liberação da placa -, parou para um lanche rápido na hora do almoço e foi para o ponto esperar o primeiro cliente.

“Estou até curioso para saber quem será o primeiro cliente do primeiro táxi a circular em Curitiba depois de quase 40 anos”, confessou ao sair da Urbs, pelo meio da manhã, com toda a documentação que necessitava. O cliente receberia o comprovante de pagamento na impressora acoplada ao taxímetro, equipamento que passa a ser obrigatório no serviço de táxi de Curitiba.

Pressa

Os 640 novos taxistas que já passaram pela licitação, têm pressa em começar a trabalhar. Nesta semana, o movimento de taxistas na Urbs foi intenso, a grande maioria para checar a documentação, retornando na sequência com certidões atualizadas e outros documentos e declarações previstos no edital de licitação – entre eles, o certificado de conclusão do curso obrigatório – Taxitur – ministrado pelo SEST/SENAT, o Serviço Nacional do Transporte. Até esta quinta-feira pela manhã, em torno de 150 novos taxistas já haviam dado entrada no pedido de cadastro na Urbs.