Campus Ecoville

Vazamento de material químico fecha bloco da UTFPR em Curitiba

Estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) do campus Ecoville, em Curitiba, tiveram um susto na manhã desta terça-feira (15). Tudo porque houve um vazamento de Bromo, um elemento químico volátil e que causa irritação nasal e de pele, no bloco C da instituição.

A univerisade agiu rápido e evacuou o prédio. O Corpo de Bombeiros foi chamado e fez os procedimentos de segurança, isolando a área. Os outros blocos da UTFPR não foram atingidos e tiveram aula normalmente.

Apesar do incidente, ninguém ficou ferido ou intoxicado. As aulas no bloco C foram suspensas por hoje. Amanhã (16) a situação já se normaliza.

Bromo

O Bromo é um líquido altamente volátil de forte odor que, quando entra em contato com a pele, causa irritações. Quando os sintomas de contato aparecem, eles estão sob a forma de úlceras, bolhas e/ou uma descoloração marrom da carne.

Na forma gasosa, o Bromo pode atingir os olhos, causando forte irritação e, em casos mais graves, em hipersensibilidade à luz. Se inalado, o Bromo mostra-se ainda mais perigoso. Em casos extremos, o vapor do Bromo pode causar doenças como fibrose pulmonar; enfisema; hipoxemia; falta de oxigênio no sangue; acidose metabólica e eventual morte.