11 espaços

Faróis do Saber de praças serão reformados, divulga Prefeitura

A Secretaria Municipal da Educação iniciou a reforma de onze Faróis do Saber localizados em praças. Inaugurados na década de 90, os Faróis são bibliotecas públicas descentralizadas nos bairros e também espaços para inclusão digital. Será o primeiro grande investimentos na revitalização dos Faróis do Saber desde que foram criados. O investimento para a recuperação desses equipamentos é de R$ 600 mil e a previsão é de que as obras em cada unidade durem de 30 a 60 dias.

Curitiba tem 45 Faróis do Saber localizados em bairros, principalmente os mais distantes do Centro. A grande maioria fica anexa a escolas municipais, servindo também como biblioteca da escola. Outras dez unidades ficam em praças e, além da comunidade escolar, são frequentadas por adultos e crianças de todas as idades.

Enquanto estiverem em reforma, essas unidades precisarão ser fechadas, razão pela qual as reformas acontecerão em momentos diferentes para cada unidade. “Estabelecemos um cronograma de obras iniciando a reforma das unidades separadamente, com a média de uma por mês, até o fim do ano”, explica o coordenador de Obras e Projetos do Programa de Descentralização da Secretaria Municipal da Educação, Antônio Ulisses Carvalho.

A adequação e melhoria na estrutura física dos Faróis são parte do Plano de Expansão e Revitalização dos Equipamentos da Educação que neste ano destinará R$ 28 milhões para a recuperação melhorias ou ampliação de unidades escolares. Na maioria dos Faróis os serviços serão os mesmos: recuperação da estrutura metálica atingida pela ferrugem, melhorias na cobertura, substituição de vidros e pisos de madeira, além de readequação das redes elétrica.

Também será feita a pintura externa das unidades que são alvos frequentes de pichadores. “Esperamos que a população valorize e colabore com a manutenção destes espaços que além de serem cartões postais da nossa cidade, procurados por visitantes de diferentes locais do Brasil e do mundo, são também áreas para a busca e troca de conhecimentos”, diz a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

As primeiras unidades a iniciarem as obras são os Faróis do Saber Aristides Vinholes, no Xaxim, e Farol das Cidades, no Abranches. Também passarão por reforma os faróis Antonio Machado (Barreirinha), Aparecido Quináglia (Santa Felicidade), Emílio de Menezes (Bigorilho), Frei Miguel (CIC), Khalil Gibran Khalil (Centro), Hideo Handa (Batel), Machado de Assis (Vista Alegre), São Pedro e São Paulo (Umbara) e Tom Jobim (Santa Quitéria).

Após a conclusão das reformas, haverá reforço nos acervos. A Gerência de Bibliotecas e Faróis do Saber vai incluir novos títulos de literatura, quadrinhos, audiolivros, entre outras divulgações. Outra novidade será a programação, que contará com novas atividades de incentivo à leitura, culturais, de acesso à Internet e inclusão digital estão sendo planejadas.  

Os Faróis do Saber integram a Rede Municipal de Bibliotecas Escolares da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, que reúne acervo superior a um milhão de livros.

O movimento para revitalização dos Faróis começou no ano passado, com a revitalização do Khalil Gibran Khalil, conhecido como Memorial Árabe, no Centro, e a reforma da Casa Encantada, no Bosque Alemão.

“Melhorar os espaços e os acervos desses espaços é fazer com que os Faróis do Saber assumam o papel de polo difusor de tecnologias da informação e comunicação, cultura, lazer e entretenimento para estimular a criação e fruição dos diversos bens artísticos-culturais”, diz o gerente da Rede de B,ibliotecas Escolares e Faróis do Saber, Marlon Terres.