Cidadania

Ecovia recebe alunos de São José dos Pinhais em ação educativa

A primeira turma da rede municipal de ensino de São José dos Pinhais deu início oficial às atividades da pista educativa da Ecovia.

Estiveram presentes cerca de 23 alunos do terceiro ano da Escola Maria Leni Haluch de Bastos, que puderam vivenciar um pouco da realidade do trânsito de forma lúdica. 

Preparado para atender cerca de 40 estudantes por visita, o ambiente simula grande parte das condições encontradas em uma via pública, com cruzamentos, faixa de pedestres, placas de sinalização e ciclovia. Seis minicarros elétricos, desenvolvidos especificamente para a pista educativa, foram utilizados pelas crianças.

A Escola Maria Leni Haluch de Bastos é uma das 200 escolas de São José dos Pinhais que trata do assunto trânsito como tema em sala de aula. Este é um critério para que as escolas possam participar do projeto – é necessário que o município tenha um programa de educação transversal de trânsito (que aborde o assunto em várias disciplinas em sala de aula), de acordo com a Lei nº 9.503 de 1997, a qual instituiu o Código de Trânsito Brasileiro.  

 A pista educativa da Ecovia está localizada na sede administrativa da empresa. O projeto é resultado da parceria entre concessionária, Instituto Renault e Secretaria de Transporte e Trânsito de São José dos Pinhais (Demutran).