Saúde para população

Curitiba recebeu 16 novas academias ao ar livre neste ano

Nos quatro primeiros meses de 2014 foram instaladas 16 academias ao ar livre em diversos bairros de Curitiba. As seis mais novas foram entregues na semana passada às comunidades dos bairros Cajuru, CIC, São Miguel e Santa Quitéria, totalizando 26 equipamentos inaugurados na atual gestão da Prefeitura. A cidade tem hoje 151 locais com academias ao ar livre, espalhadas pelas nove regionais de Curitiba (Bairro Novo, Boqueirão, Boa Vista, Cajuru, CIC, Matriz, Pinheirinho, Portão e Santa Felicidade).  

Essas academias integram o programa de saúde preventiva e ajudam a melhorar as condições físicas e a qualidade de vida da população. Os aparelhos não são trabalhados com peso, e sim usam a força do corpo para exercícios de musculação e alongamento. Esse trabalho isométrico cria resistência e gera benefício personalizado, independentemente de idade, peso e sexo.

São indicados para maiores de 12 anos e, principalmente, para pessoas da terceira idade. “As academias ao ar livre são ferramentas importantes para a iniciação em atividade física porque estimulam a sociedade a romper com o sedentarismo”, explicou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Aluísio de Oliveira Dutra Júnior. Segundo o secretário, esses espaços tendem a aumentar a convivência entre as pessoas da mesma região, em especial o público da terceira idade.

Até o final da gestão a intenção é chegar a 180 academias em funcionamento. “Queremos deixar não apenas uma boa quantidade de academias à população, mas com garantia de manutenção”, afirmou Dutra Júnior. 

Atualmente as 151 academias estão assim distribuídas: 14 no Bairro Novo, 15 no Boqueirão, 19 no Boa Vista, 19 no Cajuru, 20 no CIC, 13 na Matriz, 13 no Pinheirinho, 21 no Portão e 11 em Santa Felicidade.

Voltar ao topo