Ânimos exaltados

Passageiros irritados com demora depredam ônibus

A greve dos motoristas e cobradores causou revolta e quebra-quebra em Itaperuçu na manhã desta sexta-feira (28). Cerca de cinquenta passageiros que não conseguiram embarcar no ônibus da linha Curitiba/Itaperuçu, que seguia para a capital, fizeram todas as pessoas que já estavam no veículo desembarcar e destruíram o ônibus.

Os vidros das janelas foram quebrados e portas amassadas. Outro ônibus da mesma linha, que seguia de Curitiba para Itaperuçu, também foi destruído. Os passageiros tentaram ainda atear fogo nos dois veículos, mas foram impedidos pela Polícia Militar. “Os policiais chegaram e conseguiram conter os ânimos, tiveram que tirar as pessoas do local que estavam bem revoltadas e iam começar a colocar fogo em um dos veículos”, disse o soldado Giovan. Apesar da presença da PM, ninguém foi preso. Ninguém ficou ferido.

De acordo com os passageiros, o tempo de espera era superior a uma hora e quando os veículos chegavam quase ninguém conseguia embarcar porque estavam lotados. Cansado de esperar, um dos passageiros disse “ou vai todo mundo ou não vai ninguém” e todos resolveram depredar o veículo.

A empresa Viação Sul, que opera a linha, declarou que cumpriu o mínimo de 50% dos ônibus circulando em horário de pico. “Infelizmente aconteceu, agora vamos ter que trabalhar para pensar como reverter isso. A culpa realmente não é dos passageiros, eram poucos ônibus operando num horário que o número de pessoas precisando é grande”, disse Samir Cordeiro. A empresa deve definir quais atitudes serão tomadas nas próximas horas.

Os veículos foram recolhidos para a garaagem. Até o final da greve, a Polícia Militar informou que acompanhará os próximos ônibus que fizerem o trajeto Curitiba/Itaperuçu para impedir que novos ataques aconteçam.

Confira na galeria de fotos a destruição dos ônibus.