Tarifa do transporte coletivo pode subir hoje

Com o reajuste anual previsto para acontecer a partir de hoje, conforme o contrato assinado em 2010 que concede a correção da tarifa técnica do transporte público todos os dias 26 de fevereiro, representantes da Plenária Popular do Transporte se reunirão na rampa da prefeitura, às 14h30, em busca de uma audiência emergencial com o prefeito Gustavo Fruet.

As entidades sociais tentam evitar que a passagem de ônibus suba a partir do reajuste previsto para acontecer hoje, que deve fazer com que a tarifa técnica suba de R$ 2,93 para mais de R$ 3,00.

Os representantes das entidades defendem que não existe razão para que o contrato, firmado há quatro anos, seja levado adiante após as irregularidades no processo de licitação que surgiram na CPI do Transporte, além dos itens que devem ser retirados do cálculo da tarifa, como determinou o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Reivindicações

O Setransp informou que está em negociação com o Sindimoc desde outubro do ano passado. Segundo o Setransp, caso as reivindicações dos trabalhadores fossem atendidas a folha de pagamento das empresas sofreria um aumento de 30%.

“Os reajustes solicitados pelos motoristas e cobradores jamais foram negociados em nenhum lugar do país. Há três anos eles recebem reajustes acima do índice da inflação. Além disso, as disposições contratuais estabelecem limite no aumento de gasto com pessoal”, informou a nota divulgada pelo sindicato patronal.