Demora

Campus da UFPR no Rebouças deve ficar pronto só em 2015

Mais de cinco anos depois do acordo firmado entre Ministério do Planejamento e Universidade Federal do Paraná (UFPR) para cessão do antigo prédio da extinta Rede Ferroviária Federal S/A, no Rebouças, a construção do novo campus da instituição pouco avançou. Após uma nova construtora assumir as obras que estavam paradas, a previsão para inauguração do novo prédio – inicialmente programada para março de 2009 – agora está marcada para o primeiro semestre de 2015.

O acordo para ampliar as vagas ofertadas pela UFPR através do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) foi feito em meados de 2008, mas desde então o projeto de reforma não tomou forma. O principal problema que contribuiu para o atraso na entrega do prédio foi uma quebra de contrato da empresa responsável por tocar as obras, inicialmente orçadas em R$ 13 milhões. Descontente com a evolução das obras, de apenas 1%, a UFPR conseguiu realizar uma nova licitação após um ano com a obra bloqueada pela Justiça. Para alívio dos estudantes da UFPR e dos pedestres que se apertam ao passar pelo apertado espaço que as obras deixaram nas calçadas da antiga estação, no final do ano passado os trabalhos foram retomados.

De acordo com a prefeita da cidade universitária da UFPR, Mariza Pereira Rodrigues, nos próximos meses quem passar pelo prédio já poderá notar alguma mudança. ‘Tivemos muitos contratempos com essas obras. Mas apesar de a parte externa do prédio estar muito atrasada, as reformas dentro do edifício já estão com 60% do projeto executado’, afirma. Ela explica que a evolução da reforma interna só foi possível porque foi outra empresa que venceu esta licitação.

O novo campus deve receber os laboratórios, salas de aula e gabinetes de professores dos cursos de ciências humanas. Mariza acredita que a ampliação da UFPR deve aliviar a situação da universidade e dos alunos. ‘Atualmente temos cursos que funcionam com espaços alugados. Em outros casos, como no Centro Politécnico, os coordenadores se desdobram para conseguir marcar as aulas em períodos alternados. Com o novo campus daremos um fôlego a mais para a estrutura da Federal, que está sobrecarregada’, diz.

O orçamento foi corrigido para R$ 17,5 milhões e prevê a construção de 7.500 metros quadrados e a reforma de 4.300 metros quadrados. ‘Esse é um grande investimento feito para toda comunidade paranaense, que passará a contar com um moderno campus’, diz. A previsão é de que o prédio já tenha uso no início de 2015.

Voltar ao topo