Curitiba firma pacto global contra a emissão de gases

O prefeito Gustavo Fruet assinou nesta quinta-feira (06), em Johanesburgo, África do Sul, um termo de compromisso para a redução das emissões de gases e de riscos climáticos em Curitiba. O pacto foi celebrado durante a 5ª edição do evento bienal C40, que reúne 63 prefeitos de grandes cidades do mundo para discutir o assunto.

O compromisso reforça uma preocupação que Curitiba já leva em conta no seu plano de ação climática, em fase de desenvolvimento, e insere definitivamente o tema da redução da emissão de gases na revisão do plano diretor da cidade, a ser realizada neste ano.

“Este é um desafio do poder público e de cada cidadão, numa cidade que busca diariamente desenvolver uma visão solidária e o sentido de pertencimento de cada morador”, disse Fruet.

O termo de compromisso foi assinado também pelos prefeitos do Rio de Janeiro, Oslo, Basel, Varsovia, Vancouver, Philadelphia, Johanesburg, Yokohama, Portland, Milao, cidade do México e Kopenhagen.

Fruet participou também de um painel de discussões sobre Planejamento Inteligente e Infraestrutura: Construindo Cidades e Vizinhanças Inteligentes e Habitáveis. Ao seu lado, estavam os prefeitos de Portland (Estados Unidos), Charlie Hales; Cidade do México, Miguel Angel Mancera, e de Milão (Itália), Giuliano Pisapia.

O prefeito de Curitiba apresentou o plano de ação climática, que prevê o aumento da resiliência (capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de situações climáticas adversas e, de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos) de Curitiba por meio do planejamento urbano.

Curitiba foi a primeira cidade do Paraná a receber o certificado de Cidade Resiliente da Organização das Nações Unidas (ONU). O título foi entregue ao prefeito em novembro do ano passado.

Fruet disse que as metas estabelecidas por Curitiba no que diz respeito à sustentabilidade, mobilidade e inovação estão em sintonia com as principais cidades do mundo, representadas no C40. “A participação no evento fortalece significativamente a presença de Curitiba nessa rede internacional”, afirmou o prefeito.

Ele lembrou que na capital paranaense o transporte se firmou como indutor da ocupação, alinhado com o uso do solo e o zoneamento. Ou seja, ele se estruturou para organizar a demanda, e não simplesmente para atendê-la. “Mas a cidade cresce e precisa sempre se reinventar, precisa de novas tecnologias para o transporte, com redução dos impactos sociais e ambientais”, disse.

Prefeitos de várias das principais cidades do mundo elogiaram, durante o C40, as inovações no transporte produzidas nas últimas décadas por Curitiba, que reconhecem como “mãe do BRT” (Bus Rapid Transit, cujo precursor foi o ônibus expresso, que começou a circular em Curitiba em 1974).

Relações internacionais

Gustavo Fruet aproveitou o evento para convidar os demais prefeitos a participar, em 2015, do Seminário Internacional sobre Mudanças Climáticas, que fará parte da comemoração de 50 anos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Durante a cerimônia de abertura do C40, o prefeito de Johanesburgo, Mpho Parks Tau, recebeu do prefeito Gustavo Fruet um livro sobre Curitiba. A celebração ocorreu na terça-feira (04), no Museu do Apartheid, em Johanesburgo,

Para abrir o evento, o prefeito de Johanesburgo fez uma apresentação sobre os principais desafios urbanos e soluções vivenciados por sua administração. Ele abordou assuntos como mudanças climáticas, enchentes, mobilidade e os corredores de ônibus BRT, usinas de gás proveniente dos aterros, programas habitacionais com casas autossuficientes em energia e projetos ligados ao abastecimento de água.

Outro destaque na programação do evento em Johanesburgo foi a palestra do presidente do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires, sobre Multimodalidade de Transporte e Desenvolvimento Urbano, realizada na quarta-feira (05).

Pires apresentou o sistema de transporte coletivo de Curitiba e como a cidade vem tratando questões como o aumento da utilização do transporte público e o aumento da frota com combustíveis menos poluentes.

O grupo C40 foi criado em 2005 e reúne as maiores cidades do mundo com o objetivo de criar ações locais sustentáveis por meio de troca de experiências, assistência técnica e parcerias.

O prefeito e o presidente do Ippuc viajaram para a Africa do Sul com todas as despesas da viagem custeadas pela organização do evento.