Formação médica

Psiquiatria é o curso de residência mais procurado

O programa de residência médica em Psiquiatria é o mais disputado entre as residências promovidas pela Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba. A concorrência é de 7,5 candidatos por vaga.

Ao todo são 67 vagas para graduados em Medicina, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Nutrição, Farmácia e Odontologia. Os programas de residência são uma parceria entre a Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde Curitiba (Feaes) e a Secretaria Municipal da Saúde.

Os cursos são credenciados pelo Ministério da Educação, com carga semanal de 60 horas, e o residente recebe uma bolsa mensal de R$ 2.976,00. Para o diretor do Centro de Educação em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, Antônio Dercy Silveira Filho, as inscrições superaram as expectativas e alcançaram concorrentes de diversas partes do país.

“Esta é uma oportunidade ímpar para os novos profissionais de saúde ampliarem sua formação no cenário de práticas do Sistema Único de Saúde (SUS), integrando o conhecimento científico às necessidades reais em saúde da população curitibana”. disse Silveira Filho.

As aulas começarão dia 6 de março e os residentes atuarão em diversos locais da rede municipal, como nas Unidades Básicas de Saúde, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 Horas, no Hospital do Idoso Zilda Arns, na Maternidade Bairro Novo, nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), no Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), entre outros.