Asfalto é coisa rara!

População revoltada com a condição de ruas na RMC

A população do bairro São João Batista, em Almirante Tamandaré, está revoltada com a condição das ruas da região. Todas as vias que cortam a vizinhança são de terra batida e não contam com nenhum tipo de pavimentação. Segundo quem mora na localidade, nos dias secos a poeira atrapalha a vida das donas de casas, que não conseguem manter a limpeza em dias. Além disso, o pó prejudica saúde da criançada. Já na época de chuvas, a lama causa transtornos a pedestres e motoristas.

A comerciante Rosilene da Silva, dona de um pequeno mercado localizado na Rua Zilda Barbosa, conta que precisa limpar seu estabelecimento várias vezes ao longo do dia para não deixar a poeira acumular sobre os produtos. “Tem que ficar com o paninho na mão, pois senão fica tudo empoeirado. Como aqui lidamos com alimentos, não podemos nos descuidar nem por um minuto”, reclama.

Dona Rosilene afirma que já cansou de reclamar junto à prefeitura local sobre a falta de pavimento nas ruas do bairro, mas não obteve resposta. “Já liguei na sede, já reclamei através das redes sociais e nunca me responderam. Sei que outras pessoas do bairro também já reclamaram e nada é feito. Não sabemos mais o que fazer”, desabafa.

Luciano Machado, que mora no São João Batista há mais de 20 anos, vive numa área alta do bairro e diz que por causa das péssimas condições das ruas da região já teve prejuízo com seu carro. “Não há carro que resista a essas pedras. Os pneus ficam gastos rapidamente, a suspensão fica comprometida e todo o carro sente. Quando chove fica mais complicado de subir. Sorte que eu já conheço os atalhos e não fico atolado. Mas tem gente que nem sobe e só vai depois que a rua seca”, diz.

Sem esgoto

Outro alvo de reclamações por parte dos moradores do bairro São João Batista é a falta de redes de esgoto na região. Segundo a vizinhança, o pouco de infraestrutura do bairro foi feito pela própria população. “Eu mesmo coloquei as manilhas na frente de casa e outros vizinhos fizeram a mesma coisa. E um dos casos, a prefeitura até prometeu ajudar com uma máquina escavadeira, mas não apareceram”, diz Abílio Machado, marido da Dona Rosilene.

Abílio ainda conta que construiu com as próprias mãos uma lombada em frente ao mercado da esposa. “Tinha muito acidente. E ninguém tomava uma atitude. Então peguei e fiz eu mesmo uma lombada. Até coloquei uma placa que eu achei na da Rodovia Minérios. Também coloquei um pedaço de madeira pintado de branco na esquina onde tem uma valeta ao céu aberto. Por causa do mato, ninguém via a profundidade e muitos carros atolavam na valeta. Se a gente não fizer, ninguém faz”, ressalta.

Promessa de investimento

A prefeitura de Almirante Tamandaré diz que, em 2013, inscreveu 21 vias do município no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 – Pró Transporte e o projeto foi aprovado. Estão previstos mais de R$ 11 milhões em investimentos em infraestrutura e asfalto em diversas regiões da cidade.

Segundo a prefeitura, três dessas vias estão localizadas no bairro São João Batista e mais de R$ 700 mil serão investidos no bairro.

As ruas Bazílio Benato, Zilda Barbosa e Antônio de Oliveira Cruz estão entre as contempladas pelo programa. A solicitação já estaria em processo de finalização junto a Caixa Econômica Federal para a liberação do recurso. A previsão para início das obras é para o segundo semestre deste ano.

Pouco asfalto

“Apenas 25% das ruas do município são pavimentadas. As demais 75% das vias são em revestimento primário (saibro). Fato que exige op,erações constantes, uma vez que a cada período de chuva é preciso destinar equipes para nivelação da rua”, diz nota enviada à Tribuna pela administração municipal.

Quanto ao sistema de esgoto, a prefeitura diz que firmou parceria com a Sanepar (concessionária responsável pelo serviço) para ampliação. O projeto já estaria em execução.