Caminho das pedras

Extrato do INSS mostra o que falta para a aposentadoria

No ano passado, foram concedidas 20 mil aposentadorias em Curitiba. Em todo o Paraná 71,8 mil trabalhadores receberam o benefício, que, em média, fica pronto em até 45 dias a partir da entrada no procedimento. Para evitar que o processo atrase, os usuários devem se adiantar na verificação dos documentos e na relação de vínculos empregatícios.

“Se o beneficiário solicitar antes o extrato de vínculos que o INSS fornece, ele pode verificar sua situação, desde a primeira empresa. Assim já sabe se está faltando alguma informação e pode providenciar documentos. Com a documentação completa e correta e é possível conceder o benefício rapidamente”, orienta a técnica do seguro social do INSS em Curitiba, Marcia Regia Luz Assolari.

O extrato pode ser retirado nos postos do INSS ou nas agências da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Caso alguma informação do extrato de vínculos esteja incorreta, o ideal é agendar (pela internet ou pelo telefone 135) o acerto de vínculos e remunerações, para que sejam feitos os ajustes necessários para o início do processo. Marcia destaca que o agendamento para o início do processo só pode ser feito a partir do momento em que o beneficiário completa a idade ou data necessárias para dar entrada na aposentadoria.