Ajuda animal

Mutirão atende gratuitamente cães na Vila Torres

Um mutirão de avaliação clínica em cães, aconteceu nesta quinta-feira (23) no Centro de Referência em Ação Social (Cras) da Vila Torres. A expectativa é de que cerca de 60 animais pertencentes a famílias que moram na região receberam atendimento, vacinas, microchips de identificação e agendem cirurgias de castração.

Segundo informou o zootecnista da Rede de Proteção Animal, Edson Evaristo, aproximadamente 1,2 mil cães pertencentes a famílias de baixa renda, residentes em Curitiba, já foram atendidos, vacinados e castrados em mutirões realizados em diversos dos 45 Cras da cidade.

“Durante os mutirões, também fazemos um trabalho educativo com as comunidades, explicando a importância da guarda responsável dos animais”, disse Evaristo.

A auxiliar de serviços gerais Rosicler Lopes São Pedro, moradora da Vila Torres há 40 anos,  ficou satisfeita com a oportunidade. Ela levou a cachorra Dólar, que recolheu das ruas e adotou, para se tratar. “Eu não teria dinheiro para pagar consulta, vacinação e castração numa clínica veterinária”, afirmou. “É uma facilidade enorme ter este serviço aqui ao lado de casa”.

A coordenadora do Cras Vila Torres, Lisete Batschke, falou sobre a importância do trabalho. “Fizemos uma mobilização na comunidade para que trouxessem os animais até aqui”, informou. “Quase todas as famílias da região têm cães em casa e é muito importante que eles estejam vacinados, identificados com microchip e castrados”, disse.