Tudo fora do prazo!

Obras para a Copa em Curitiba também estão atrasadas

A menos de seis meses para o inicio dos jogos da Copa do Mundo de 2014, as obras de mobilidade do PAC da Copa, em Curitiba, apresentam nova data para entrega. Após prevista a entrega para o final de fevereiro, a nova estimativa é de que até o final do mês de maio todas as obras já estejam prontas, com a exceção da reforma do Terminal do Santa Cândida, que não ainda possui previsão para ser concluída.

Apenas no corredor que liga o Aeroporto Afonso Pena à Rodoferroviária, foram investidos R$ 145 milhões. Porém, mesmo com a trincheira do Guabirotuba e o viaduto estaiado já com o avanço de 83%, alguns trechos que foram relicitados ainda andam devagar. “No ano passado tivemos refazer a licitação para a pavimentação em quatro trechos do sistema viário, porque os cronogramas não estavam sendo respeitados pela empreiteira que venceu a disputa dessa obra”, explica o secretário municipal de obras públicas, Sérgio Antoniasse.

Segundo o secretário, o trecho foi dividido em quatro novas licitações, que já estão trabalhando desde o inicio de janeiro. Por outro lado, as obras de revitalização do Terminal do Santa Cândida preocupam pelo atraso e já estão sendo consideradas como fora da Copa por Antoniasse. “Estamos negociando para que a empreiteira aumente o quadro de funcionários e acelere o ritmo dos trabalhos, mas já sabemos que antes dos jogos essa obra não ficará pronta”, afirma o secretário.

Porém, Antoniasse relativiza a importância dessa obra para o Mundial. “Acredito que o atraso no Terminal do Santa Cândida não irá interferir muito no andamento dos jogos, pois se trata de uma obra isolada do resto do projeto e longe dos acessos principais, onde prevemos que haverá um aumento do fluxo de pessoas”, explica. A reforma da Rodoferroviária, com 57% executado, e as obras na Linha Verde Sul, com 52% executado, também apresentam poucos avanços. Mas de acordo com o secretário todas estarão concluídas até maio.

O secretário explica que apesar do atraso em relação as previsões originais, as demais obras já estão em fase de conclusão. “Todas essas intervenções estão sendo feitas em trechos estratégicos onde há um alto fluxo de pessoas, mas se trata de obras extremamente necessárias para a melhoria da cidade. Pedimos que nessa reta final a população tenha compreensão”, diz. O secretário ainda defende que nenhuma obra licitada durante a gestão do prefeito Gustavo Fruet sofreu qualquer tipo de atraso. “Se tivemos atrasos, foi em função de readequações necessárias em projetos já licitados na gestão passada”, diz.

Dentro do prazo

Já o governo do Estado garante que as obras do PAC da Copa sob sua responsabilidade serão integralmente finalizadas antes da Copa. Na próxima semana a Coordenação da Região Metropolitana (Comec) promete divulgar os novos prazos de conclusão, que estão sendo reavaliados. Segundo a Comec, na última segunda-feira já foram retomados os trabalhos na Avenida da Integração, entre o Bairro Alto e o município de Pinhais, e nos trechos dos corredores Marechal Floriano Peixoto e aeroporto-rodoferroviária em São José dos Pinhais, que estiveram paralisados por problemas de atraso nos pagamentos às empreiteiras.