Saiba o que fazer se tiver os documentos roubados

Ciciro Back

Agências dos Correios de Curitiba recebem cerca de 500 documentos extraviados todos os dias.

As agências dos Correios em Curitiba recebem em média 500 documentos por dia, que estavam perdidos e foram encontrados pela cidade. Destes, cerca de 200 são cadastrados diariamente no serviço de achados e perdidos, em que os dados ficam disponíveis no site da estatal para que sejam recuperados pelos titulares. Porém, o número de devolução não passa de 40 a cada dia.

Para Roberto Cordeiro do Nascimento, supervisor da agência dos Correios Marechal Deodoro, que centraliza a entrega dos perdidos, a razão para o baixo número da retirada dos documentos pelos seus donos é a desistência em continuar procurando. “Geralmente a pessoa pesquisa uma vez e não procura mais. Tem que pesquisar todo dia”, comenta. De acordo com ele, apenas os documentos oficiais são cadastrados, como RG, CNH, CPF e carteira de trabalho, que ficam nos correios por até 60 dias após o cadastro e depois são encaminhados para os órgãos responsáveis, onde são incinerados. Carteirinhas de estudante, cartões de banco e outros não são cadastrados.

Caso o documento não seja encontrado por aí, o titular deve registrar um Boletim de Ocorrência (BO), para formalizar o extravio. A maneira mais cômoda de requisitá-lo é pela Delegacia Eletrônica, que em todo estado recebeu 134 mil solicitações em 2013. Nos primeiros dias deste ano, até a última sexta-feira, foram 871 ocorrências registradas. “A validade do documento é a mesma. A vantagem é a rapidez e a comodidade”, afirma o delegado titular Eduardo Marcelo Castella. Curitiba lidera a lista de municípios com mais registros, seguida por Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá.

Além do BO, é recomendado ao titular do documento extraviado possuir também o protocolo de solicitação da nova via. “Pelo menos enquanto aguarda pode apresentar para justificar a ausência do documento original”, explica o delegado.

Procure

 

Ciciro Back

Documentação deve ser procurada nas agências ou na internet.

É possível verificar se o documento extraviado consta na relação do Instituto de Identificação. Os documentos encontrados ficam disponíveis por 60 dias e, caso não sejam retirados nesse período, são incinerados. Se o documento estiver no Instituto, é preciso comprovar a titularidade no momento da retirada.

www.institutodeidentificacao.pr.gov.br


Os correios também recebem documentos perdidos. No site é possível verificar se o material está na relação de achados e perdidos, onde ficam por 60 dias após o recebimento.

Além da opção virtual, também é possível conferir uma lista que é impressa todas as segundas-feiras e que fica disponível na agência da Avenida Marechal Deodoro, no centro da cidade. Para retirá-lo é preciso comprovar a titularidade e pagar uma taxa de R$ 4,00.

www.correios.com.br/servicos/achados_perdidos

Faça o BO


O Boletim de Ocorrência (BO) deve ser feito assim que identificado o roubo ou extravio do documento. É possível fazer o BO nas Delegacias de Polícia ou na Delegacia Eletrônica, em que são solicitadas informações sobre os documentos e o titular.

Na Delegacia Eletrônica, a solicitação é enviada pela internet e após alguns minutos o documento é enviado por email. Por isso é importante preencher corretamente o endereço de email e desabilitar o filtro do spam, para que o email não seja bloqueado.

www.delegaciaeletronica.pr.gov.br

Cheques

A Serasa Experian (www.serasaconsumidor.com.br) também oferece o serviço de comunicação de roubo, furto ou perda de documentos. Caso tentem utilizar o CPF em alguma transação e o nome for consultado o estabelecimento comercial é avisado que se trata de roubo.

É possível fazer um alerta provisório, online, válido por dez dias úteis para documentos e três dias úteis para cheques. Para que o alerta seja definitivo é preciso apresentar o BO, que deve ser enviado à Serasa junto com um formulário de declaração. Para os cheques, o ideal é que os sustá-los junto ao banco.

Segunda via

Gerson Klaina

Segunda via da identidade deve ser feita no Instituto de Identificação.

Para refazer os documentos extraviados é preciso solicitar a segunda via junto aos órgãos responsáveis pela expedição. Em geral são cobradas taxas pelo serviço e as solicitações podem ser feitas pela internet ou os sites apresentam a lista de documentos necessários a serem apresentados.

Carteira de Identidade

www.institutodeidentificacao.pr.gov.br.
Taxa: R$ 22,58

Carteira de Habilitação

www.detran.pr.gov.br.
Taxa: R$ 63,62

Carteira de Trabalho

Orientações no site www.curitiba.pr.gov.br/servicos/cidadao/carteira-de-trabalho-e-previdencia-social-emissao/876

CPF

Orientações no site www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/CPF/CPFSegVia.htm


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