Litoral

Postos de guarda-vidas não têm escadas de acesso

Várias praias do litoral paranaense contam, nesta temporada, com novos postos de guarda-vidas. São 20 novas estruturas elevadas, ao custo de R$ 18.710,68 cada uma. Mas um detalhes tem chamado a atenção dos banhistas. Os postos não contam com escadas para que os Bombeiros possam acessar a estrutura.

Os postos de guarda-vidas foram contruídos com uma área elevada para dar mais visibilidade aos Bombeiros. Mas sem o ítem essencial, a Operação Verão 2013/2014 começou sem a utilização dos postos intalados em Matinhos (cinco unidades), Guaratuba (cinco) e Pontal do Paraná (dez). O projeto anexo à licitação já não previa as escadas.

Em entrevista à rádio Band News FM, o tenente Fernando Tratch, do Corpo de Bombeiros, afirmou que a corporação vai arcar com o custo das escadas, que já foram providenciadas. “Em Guaratuba e Matinhos elas já foram colocadas e em Pontal, até o dia 28, já estarão com a escada”, informou. Ele não soube informar o valor gasto com as 20 escadas.

Vandalismo

O tenente Tratch também relatou que os postos de guarda-vidas sem utilização já começaram a ser alvo de vândalos. “A gente teve vários problemas com vandalismo. Então, o Corpo de Bombeiros já está utilizando estes postos para conseguir fazer a proteção para que ele não seja danificado até a entrega (das escadas)”, disse.