Caminho das pedras

Saiba o que é preciso para tirar a Carteira de Habilitação

Para quem planeja ter a carteira de motorista nas mãos em 2014, o Paraná Online explica o que é necessário fazer para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Neste ano, o Detran/PR emitiu 142 mil primeiras habilitações e realizou 470 mil renovações.

A Permissão para Dirigir, ou primeira habilitação, para as categorias “A” (motocicletas de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral) e “B” (veículos motorizados com peso máximo que não exceda 3,5 toneladas e não ultrapasse oito lugares, além do condutor), ou “A e B”, é concedida pelo período de um ano aos candidatos considerados aptos nos exames teórico e prático. Após 12 meses, a CNH ou habilitação definitiva é concedida desde que o motorista não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média.

Para obter a primeira habilitação o candidato deve ser maior de 18 anos, saber ler e escrever, possuir carteira de identidade e CPF próprio. Em seguida, deve procurar o Detran/PR para dar entrada nos documentos para na sequência agendar os exames de aptidão física e mental (exame médico) e avaliação psicológica.

Com tudo certo, o candidato deve procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC) para realizar as horas aula exigidas pela legislação. A primeira parte das aulas é teórica. Após as aulas, o candidato fará os testes psicológico e de conhecimento. Após a aprovação, vêm as aulas práticas, onde os instrutores do CFC vão decidir, com base no conhecimento prático do aluno, o momento certo para o teste de volante.