Caminho das pedras

Em 2013, 100 mil passageiros aderiram ao cartão transporte

Neste ano, mais de 100 mil moradores da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) preferiram trocar as moedinhas para pagar o ônibus e passaram a utilizar o cartão transporte do sistema coletivo da capital. O número total de usuários ativos chegou a 1,4 milhão no mês de outubro, mas a Urbs, responsável pela emissão e controle do cartão, ainda pretende que mais pessoas optem por este serviço.

O principal argumento é a comodidade aliada à segurança. Utilizando o cartão, o usuário não precisa usar dinheiro para o embarque, que fica mais rápido e seguro, já que reduz a circulação do dinheiro nos ônibus, estações tubo e terminais. “Quanto mais pessoas usarem o cartão transporte maior será a segurança do sistema e o conforto do usuário. A Urbs vem desenvolvendo uma série de estudos para adoção de medidas de incentivo à utilização do cartão, como abertura de novo posto de vendas”, informa a Urbs.

Os estudantes têm direito a 50% de desconto na tarifa e o cadastro para este público é realizado durante todo o ano. Em 2014 as inscrições descentralizadas começam no início de fevereiro, já que o calendário escolar será antecipado devido à realização da Copa do Mundo. Desta forma o cadastro, que até então era feito apenas na Urbs, também poderá ser feito nas Ruas da Cidadania.

Também têm acesso ao cartão transporte usuários com direito a isenções, como idosos, aposentados por invalidez e pessoas com deficiência (ao todo 213,8 mil pessoas). Com a utilização do transporte público por policiais, operadores e carteiros, a isenção chega a 3,5 milhões de deslocamentos por mês.