Vida boa

Salários e estabilidade são atrativos em concurso

Salários altíssimos, que às vezes passam de R$ 20 mil, somados à estabilidade no emprego, atraem milhões de candidatos às vagas oferecidas pelos concursos públicos em todo o país. Para o economista Daniel Poit, a escolha entre o serviço público e a iniciativa privada depende do perfil pessoal.

Enquanto o setor público oferece maior estabilidade, segundo Poit, as empresas particulares dão maior possibilidade de ascensão profissional. “Na iniciativa privada, você não tem a estabilidade, mas tem o benefício de ser promovido mais rapidamente e em alguns casos tem acesso à remuneração variável em função de resultados”, afirma.

A escolha entre os setores depende do que cada pessoa procura. “Há pessoas que gostam mais desse ambiente dinâmico, de buscar resultados; e há pessoas que preferem atividades mais estáveis, mais perenes, em que possam desenvolver projetos em longo prazo”, destaca o economista.

Os bons salários oferecidos pelas instituições públicas são vantagem, principalmente, para aqueles que não possuem experiência profissional. “No início de carreira, a remuneração no serviço público é bem melhor do que a remuneração inicial na iniciativa privada, principalmente no governo federal e nas prefeituras das grandes cidades”, ressalta Poit.

Segundo ele, um dos motivos que explica isso é o acesso mais fácil ao emprego na iniciativa privada, onde a burocracia é menor, o processo de recrutamento e seleção é mais dinâmico e há maior mobilidade na relação de trabalho. Os maiores salários oferecidos pelas instituições públicas são os para cargos que exigem diploma de terceiro grau (curso superior).

Em contrapartida, enquanto o concurso público oferece estabilidade e bons salários, algumas empresas privadas têm benefícios que podem atrair muitos trabalhadores. Poit cita alguns: complementações e auxílios para emergências pessoais, convênios com farmácias, seguros de vida em grupo, acesso a financiamentos e empréstimos subsidiados ou com juros menores, disponibilidade de automóvel, subsídios de cursos como MBA e línguas, entre outros.

Persiga teu sonho!

Sobre quanto vale a pena investir para passar em um concurso público, Poit defende que “um sonho não tem tempo, a gente deve perseguir mesmo. Mas não é aguardando que ele aconteça, é fazendo a nossa parte”. Para ele, é fundamental que a pessoa tente descobrir qual sua motivação antes de escolher que setor ou área seguir. “Toda pessoa devia se fazer a pergunta: ‘se eu não tivesse que ganhar dinheiro, o que eu gostaria de fazer?’. A partir daí, você escolhe uma carreira, seja no serviço público, na iniciativa privada ou como empreendedor”. Ter esse foco, segundo o economista, auxilia quem presta concursos. “Se você se prepara para um concurso para algo que você realmente quer, de forma diligente, dedicada, para uma área que você ama, que você tem vocação, certamente você será aprovado”, opina.