24 cidades no PR se habilitam para o “Mais Médicos”

Quando virão e quantos serão os profissionais do Programa Mais Médicos que vão atuar em Curitiba e região? Essas perguntas seguem sem respostas segundo as prefeituras procuradas pelo Paraná Online. A incerteza está respaldada pelo calendário do programa que prevê 16 de setembro como data de início do trabalho dos médicos nas unidades de saúde que contam com o Programa Saúde da Família (PSF).

Pelo levantamento parcial do Ministério da Saúde, dos 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, incluindo a capital, 10 estão confirmados para receber 35 profissionais nesta primeira fase do programa: 22 brasileiros e 13 estrangeiros. A lista, atualizada na terça-feira, não inclui os médicos cubanos. Em todo o Paraná, 24 municípios se habilitaram à primeira fase do Mais Médicos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, das 22 inscrições recebidas, 11 médicos foram confirmados, mas dois desistiram. Restam nove, dos quais três estrangeiros. Porém, somente dentro de 20 dias haverá confirmação que estes profissionais passarão a integrar os quadros das unidades de saúde com PSF.

Seleção

Em Fazenda Rio Grande, a expectativa é que um médico argentino passe a trabalhar, mas ainda não confirmou. Mesmo assim, o município vai contar com novos médicos por causa do concurso público que selecionou 22 profissionais. Eles estão sendo chamados para entrevistas e em breve devem começar a trabalhar.

Em São José dos Pinhais, a prefeitura só se inscreveu após a prorrogação do prazo do Programa Mais Médicos. Mas já está previsto que tão logo sejam confirmados os profissionais para o município, serão agendados os treinamentos de rotina do PSF. Em Colombo, a previsão é receber dois novos médicos. O governo federal não informou a nacionalidade dos médicos, mas está certo que os profissionais passarão por treinamento na Universidade Federal do Paraná (UFPR) para capacitá-los sobre o sistema de saúde local.

Projeto proíbe atuação sem CRM

De acordo com o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) e a Associação Médica do Paraná (AMP), por enquanto, não há previsão de novos protestos contra o Mais Médicos. As atenções estão voltadas para a audiência pública na semana que vem para discutir projeto do deputado Ney Leprevost (PSD), que proíbe a atuação profissional no âmbito estadual sem CRM. A audiência está marcada para quarta-feira, às 10h, no plenarinho da Assembleia Legislativa.