Destruição ambiental

Local que tinha água limpa vira depósito de lixo e esgoto

Nascente no Jardim Dona Luiza, no bairro Cachoeira, em Almirante Tamandaré, deixou de ser uma região onde os moradores costumavam retirar água de balde para beber e passou a ser endereço de entulhos da construção civil e de muita insatisfação da vizinhança. Isso porque, além da destruição ambiental, desde o início do ano, reclamam que a Secretaria Municipal de Habitação autorizou loteamento em área visivelmente de risco.

A cozinheira Ivone Aparecida Silva diz está inconformada com o tamanho do descaso com a vida humana. “Aqui é um fundo de vale. Quando chove, as enxurradas carregam tudo para o barranco onde está a nascente. Quem morar lá correrá risco de morrer”, aponta. “Eles não dão infraestrutura nem para quem já mora aqui, tanto que o esgoto de todo mundo extravaza para a rua”, acrescenta.

Ameaças

A pedagoga Alessandra de Paula Cordeiro, que há um ano comprou casa na esquina das ruas Ana Imoto e Guilhermina Ribeiro, diz estar arrependida do investimento. “Era um lugar lindo, se eu soubesse que iriam transformar nisso, nunca teria comprado minha casa aqui”, conta.

Segundo a estudante Sonia Miranda Gonçalves, comenta-se que esse loteamento está direcionado a pessoas que trabalharam na campanha que elegeu o atual prefeito Aldnei Siqueira. A fisioterapeuta Maria Bueno reforça a acusação que a prefeitura estaria fazendo “vistas grossas” para essas irregularidades. “Eu e meu marido tentamos fazer abaixo-assinado contra essa invasão, mas fomos ameaçados.” A prova mais cabal dessa suspeita é que já existe moradia na Rua Guilhermina Ribeiro, onde vive o profissional autônomo Maurício Alves Pereira. Ele fez questão de mostrar à reportagem os documentos da Secretaria de Habitação autorizando a instalação de luz em sua residência. Maurício também confirmou ter trabalhado na campanha do prefeito.

Prefeitura promete punição

Lineu Filho
Maurício, de barba, autorizado a instalar a luz.

A prefeitura encaminhou equipe de fiscalização ao local. Sendo identificados os infratores, serão aplicadas as medidas legais cabíveis. A administração informou ainda que a Secretaria de Obras recolherá o lixo e os entulhos depositados no terreno que margeia a área de fundo de vale na Rua Ana Imoto. Como o descarte do material é proibido, pede que a população denuncie à Ouvidoria Municipal (3669-8641). Solicitação de remoção de entulhos pode ser feita na Secretaria de Obras (3657-1223). Já para retirada de galhos e podas, o caminho é acionar a Secretaria de Meio Ambiente (3657-3034).

Em relação à situação do loteamento, a prefeitura não se manifestou.

Assista os detalhes no vídeo.